Fabricante do BlackBerry lança seu tablet, o PlayBook
A Research In Motion (RIM) anunciou na tarde desta segunda-feira, durante sua conferência de desenvolvedores, o BlackBerry PlayBook, seu primeiro tablet. O aparelho chega ao mercado em 2011 e roda o sistema operacional BlackBerry Tablet OS, desenvolvido pela companhia.
O PlayBook é voltado para "grandes empresas ou exércitos de um só", de acordo com a fabricante. O aparelho permite navegar na web, realizar múltiplas tarefas e rodar conteúdo multimídia, além de contar com recursos de segurança e suporte corporativos já comuns aos smartphones da RIM.
As configurações do PlayBook incluem uma tela de 7 polegadas (resolução 1024 x 600) sensível a multitoques e gestos, duas câmeras HD para gravação de vídeo e realização de vídeoconferência, saída HDMI, 1 GB de RAM, processador dual-core de 1 GHz e conectividade Wi-Fi e Bluetooth (com opções de 3G e 4G no futuro). O aparelho mede 130 x 193 x 10 mm e pesa cerca de 400 gramas.
Na parte de software, o aparelho é compatível com Adobe Flash Player 10.1, AIR, Java, OpenGL e Webkit/HTML5, assim como tem integração com a plataforma BlackBerry já usada nos smartphones. O PlayBook, segundo a RIM, chega ao varejo norte-americano no começo de 2011, com previsão de lançamento em mercados internacionais no segundo trimestre do próximo ano. O preço do aparelho não foi divulgado.