Desafio gigante no Japão: o aeroporto construído sobre uma "esponja" de argila que já afundou 13 metros e corre o risco de sumir até 2056
Construído sobre uma ilha artificial na Baía de Osaka, o Aeroporto Internacional de Kansai foi projetado para conviver com o afundamento do terreno, possuindo um sistema que reajusta seus pilares conforme o solo cede
Construído sobre uma ilha artificial na Baía de Osaka, o Aeroporto Internacional de Kansai, no Japão, enfrenta um severo afundamento devido ao solo de argila mole. Desde sua inauguração em 1994, a estrutura já afundou 13 metros. Para manter os terminais nivelados, engenheiros recorrem a macacos hidráulicos nos pilares de sustentação. Embora o ritmo do declínio venha desacelerando, projeções alertam que partes do aeroporto podem ficar abaixo do nível do mar até 2056.
Um aeroporto construído sobre uma ilha artificial na Baía de Osaka, no Japão, está enfrentando um problema que começou ainda antes de sua inauguração: o afundamento. Isso acontece porque o Aeroporto Internacional de Kansai (KIX) foi construído em cima de camadas de argila mole que se comprimem com o peso de milhões de toneladas de aterro, fazendo a estrutura afundar gradualmente.
Desde sua inauguração em 1994, a ilha já perdeu cerca de 13 metros de altitude, obrigando os engenheiros a criar uma solução diferenciada para manter os terminais nivelados. Ao invés de tentar impedir completamente o movimento do solo, o projeto permite que pilares sejam elevados individualmente com macacos hidráulicos e placas de aço. A expectativa é que o aeroporto continue afundando cada vez mais devagar. Mesmo assim, algumas partes da ilha podem ficar abaixo do nível do mar por volta de 2056, segundo algumas projeções.
O aeroporto foi construído sabendo que o solo continuaria cedendo
Quando o Aeroporto Internacional de Kansai começou a ser construído, em 1987, os engenheiros já sabiam dos desafios que teriam que enfrentar com a obra. Sem espaço suficiente em terra para ampliar a infraestrutura aeroportuária de Osaka, a opção foi criar uma ilha artificial onde seria instalado um aeroporto inteiro. Mas essa escolha viria acompanhada de um detalhe que dificultaria o projeto: o solo.
O fundo da baía é formado por espessas camadas de argila e silte, materiais que se comportam de maneira muito ...
Matérias relacionadas
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.