DeepSeek se tornou a empresa de IA da moda. Ao contrário das outras, ela se recusa a aceitar investimentos estrangeiros
Startup chinesa de IA, uma das mais promissoras do mundo, rejeita entrada de financiamento externo, apesar do enorme interesse
A DeepSeek, a grande sensação de 2025 em IA, está quebrando todas as regras do ecossistema de startups não apenas por seu modelo eficiente, mas também por rejeitar o capital de risco que outros concorrentes precisam. Seu fundador, Liang Wenfeng, detém 84% da propriedade (uma anomalia na área) e não parece ter pressa em abrir mão do controle.
A empresa de tecnologia chinesa entrou no setor em janeiro com seu novo modelo de IA, mas, ao contrário de seus concorrentes, não anuncia rodadas de financiamento multimilionárias, e nem quer.
Os três motivos
Liang Wenfeng tem motivos claros para manter os investidores afastados:
- Não quer perder o controle de sua visão de longo prazo da IA;
- A DeepSeek possui financiamento próprio suficiente por meio de seu fundo de investimento High-Flyer;
- Teme que investidores externos, especialmente chineses, intensifiquem as preocupações com privacidade e segurança.
Por que isso importa
Em um setor onde os concorrentes estão correndo para levantar bilhões para financiar a custosa corrida da IA, a DeepSeek aposta em um caminho alternativo.
A independência financeira também dá à DeepSeek liberdade para se concentrar em pesquisa e desenvolvimento, em vez de buscar a monetização rápida que os investidores normalmente exigem.
Nas entrelinhas
Liang não costuma esconder sua desconfiança em relação aos investidores. Em uma entrevista de 2023, ele criticou abertamente a obsessão dos fundos de capital de risco em monetizar rapidamente a IA, em ...
Matérias relacionadas
Chega de paredes frias: três soluções baratas e eficazes para isolar sua casa sem nenhum trabalho