PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Dá para usar o Galaxy Watch com qualquer celular Android?

Os Galaxy Watch 4, 5 e 6 estão entre os smartwatches mais completos e funcionais, mas apresentam algumas limitações se você não tiver um celular da Samsung

29 jul 2023 - 12h13
(atualizado em 30/7/2023 às 10h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Nem toda fabricante de celulares Android tem opções de relógios inteligentes tão completas quanto os Galaxy Watch da Samsung. Por isso, mesmo quem não possui um celular da coreana acaba querendo comprar os vestíveis da empresa, que são amplamente vendidos no Brasil. Mas será que os relógios da Samsung funcionam com qualquer celular Android?

Nesse texto, explico tudo o que funciona, o que não funciona e o que tem funcionalidade parcialmente nos Galaxy Watch para quem não tem um celular da Samsung. Para descobrir todos os detalhes, testei um Galaxy Watch 5 pareado a um Xiaomi 13. Confira o resultado.

🛒 Veja ofertas de Galaxy Watch no Magazine Luiza

🛒 Veja ofertas de Galaxy Watch no Mercado Livre

🛒Veja ofertas de Galaxy Watch na Amazon

O que funciona normalmente em um Galaxy Watch pareado a um celular de outra marca?

A maioria dos recursos de um Galaxy Watch funcionam normalmente mesmo que você o utilize com um celular de outra marca. Isso inclui seus recursos de monitoramento de sono, saúde e rastreamento de atividades físicas ou esportivas.

Para quem quer um relógio para acompanhar os dados da saúde, é possível baixar o Samsung Health normalmente na Play Store e sincronizar os dados do relógio com o smartphone, para acompanhar informações como o tempo de sono — com estatísticas sobre cada fase e o tempo total, bem como dados sobre ronco ou oxigenação no sangue.

O relógio também pode verificar o nível de oxigenação do sangue (spO2) manualmente, a frequência cardíaca, nível de estresse e composição corporal. Sobre o monitoramento de atividades físicas, ele é capaz de funcionar da mesma forma que funcionaria em um celular Galaxy, monitorando dezenas de exercícios, além de contar automaticamente os passos ou o registro de caminhadas.

Você também pode usar recursos como o gravador de voz, conectá-lo a um fone de ouvido Bluetooth, usar o controle de mídia do smartphone, acessar e-mails e personalizar como quiser o mostrador do relógio, com watchfaces já disponíveis no app Galaxy Wear ou inúmeras outras opções da Play Store.

O que funciona "parcialmente" em um Galaxy Watch pareado a um celular de outra marca?

Uma das principais vantagens do Galaxy Watch é a possibilidade de usá-lo para realizar pagamentos por aproximação, graças à tecnologia NFC integrada. Para isso, ele já vem com o app Samsung Wallet — antes conhecido como Samsung Pay — integrado, mas você ainda pode baixar a Carteira do Google — antes Google Pay —, se preferir.

No entanto, o serviço nativo não é tão intuitivo quanto seria se estivesse pareado em um celular Galaxy. Primeiro você precisa baixar um plugin na Play Store do celular para o recurso funcionar.

Depois de baixado, você não encontrará esse plugin automaticamente na sua lista de apps do smartphone e também não será possível localizá-lo dentro do Galaxy Wear. Aqui, eu precisei abrir o plugin pela página do app na Play Store e depois configurar um atalho para ele na tela inicial do celular.

Feito isso, é só configurar seus cartões dentro dele para usar o relógio para fazer pagamentos por aproximação. O único problema é que as compras feitas com ele não geraram pontos no Samsung Rewards, algo que acontece em toda transação quando uso o Samsung Wallet em pagamentos por aproximação.

Por outro lado, se escolher o Carteira do Google como seu método de pagamento por aproximação, você terá menos "dores de cabeça" para configurar e usar o aplicativo no relógio. Basta defini-lo como app padrão para pagamentos e configurar seus cartões.

No entanto, ele não funciona com o atalho no botão físico do relógio, como o Samsung Pay. Então você precisará abrir a aplicação normalmente no seu relógio para fazer suas transações.

O que não funciona em um Galaxy Watch pareado a um celular de outra marca?

Mas, se você tem um celular de outra marca e está pensando em comprar um Galaxy Watch, é importante ter em mente que ele perderá duas funções bem importantes do relógio, que podem ajudar bastante no dia-a-dia a monitorar a sua saúde.

Estou falando do ECG e da pressão arterial. Esses recursos são algumas das funções mais interessantes nos smartwatches da Samsung, mas seus funcionamentos estão limitados para quem possui um celular da marca.

Isso acontece porque, para usá-los, é necessário baixar outro aplicativo — ou extensão — que é o Samsung Health Monitor. No entanto, esse app, que não deve ser confundido com o Samsung Health "comum", não está disponível na Play Store e só pode ser baixado através da Galaxy Store, loja de aplicativos nativa dos celulares da sul-coreana.

Alternativas de terceiros

Caso você tenha um celular de outra marca e queira usar esses recursos no seu Galaxy Watch, há algumas alternativas na Play Store do relógio, como o app "Welltory: frequência cardíaca" e o "cardiógrafo".

No entanto, por serem apps de terceiros, não há como garantir o nível de confiança nos resultados obtidos por eles, já que não é possível comparar com os resultados dos apps oficiais da Samsung.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade