Construtores em Ibiza descobrem escultura de Hércules que resistiu no subsolo por 1.700 anos
Uma descoberta rara, possível apenas graças às condições específicas do local
Achados arqueológicos costumam exercer um certo fascínio — e foi exatamente isso que aconteceu na ilha espanhola de Ibiza, segundo relatou a agência de notícias EFE.
No centro da capital da ilha, estão sendo construídas 60 novas moradias sociais com dois subsolos, em um terreno localizado na Avenida Isidor Macabich.
Durante as escavações necessárias, foi encontrada no subsolo uma estátua de madeira de Hércules (o herói da mitologia grega) a uma profundidade de cerca de dois metros. O lençol freático nessa área fica a aproximadamente 1,2 metro abaixo da superfície.
Além da estátua, também foram encontrados uma sola de couro, sementes, figos e uma romã amassada. A escultura de madeira foi provisoriamente datada do século 3 d.C. — ou seja, tem aproximadamente 1.700 anos.
As condições do local permitiram que a escultura de madeira e os demais achados permanecessem preservados durante séculos. Como explicou à agência EFE a arqueóloga responsável, Glenda Graziani, o ambiente sem oxigênio, com umidade e temperatura constantes, foi o fator decisivo.
Essas condições impedem, entre outras coisas, danos causados por fungos e insetos que destroem madeira. Quanto menos alternância houver entre umidade e secura e quanto menores forem as variações de temperatura, menor é também o risco de surgimento de rachaduras e deformações.
Por isso, Graziani descreve o achado da figura de madeira como um evento extraordinário.
"Encontramos vestígios que normalmente se perderiam com o tempo, mas que se ...
Matérias relacionadas
Apple Watch recebe liberação da Anvisa para ativar nova função que pode salvar vida de usuários