Confira 5 coisas legais que você pode fazer com o ChatGPT
Chatbot queridinho do momento pode servir para várias atividades interessantes; confira
A ferramenta ChatGPT está disponível há pouco tempo, mas já deu o que falar. Composições escritas no estilo de diferentes cantores, respostas sobre operações matemáticas e físicas e até redações inteiras sobre temas diversos são algumas das possíveis aplicações do chatbot mais queridinho do momento. Tem gente até querendo que ele ajude a ganhar na Mega Sena, mas não, ainda não é possível – pelo menos por enquanto.
Segundo a Insper, o chat da OpenAI teria marcado 614 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e no futuro, pode se tornar tão comum quanto uma calculadora ou uma pesquisa no Google. Na prova do ENEM, o chat teve um desempenho muito bom na área de ciências humanas, mas apenas médio em matemática. A nota garantiria vaga em vários cursos por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Mas afinal, para que finalidades podemos usar o ChatGPT? Separamos cinco coisas legais que a ferramenta permite que você faça:
Guia de viagens
Se você está sem tempo para organizar aquela viagem que quer fazer há tempos, o ChatGPT pode te ajudar. A ferramenta já foi utilizada pelo influenciador Igor Couto, que possui 19 mil seguidores no TikTok, para organizar uma viagem para Londres.
Basicamente, a partir do seu orçamento, local, tempo de duração e interesse em conhecer lugares históricos, o ChatGPT foi capaz de criar uma tabela com dez lugares históricos, estações de metrô próximas e duração das visitas. Ele também faz um itinerário para cada dia, com o que fazer em quais horários e o que comer.
Indicações de filmes, livros e mais
Está entediado e não sabe o que assistir? É claro que uma opção é abrir o Netflix e passar horas passando o catálogo. Mas se preferir, o ChatGPT te indica filmes, com base na descrição que você der. Por exemplo: um filme de ação, antigo, premiado. O mesmo acontece para livros e outras recomendações de conteúdo.
Dicas de presentes também podem ser solicitadas na plataforma, com base no perfil da pessoa que você deseja presentear. Apesar disso, a OpenAI diz que a ferramenta não é indicada para dar conselhos subjetivos, pois pode apresentar conteúdo enviesado ou ofensivo.
Criar histórias e roteiros
A partir de instruções e elementos desejados, o chatbot é capaz de criar uma história inteira para você, com personagens, acontecimentos especiais e mais. Já teve gente que lançou livro infantil em 72h em parceria com o ChatGPT – o designer Ammaar Reshi – , então todos nós podemos. É claro que, para um escritor, talvez a história não soe tão boa, mas a ferramenta desenvolve bem histórias simples.
O mesmo serve para roteiros que precisam ser organizados ou podem servir de guias na hora da falta de inspiração.
Lembrar palavra que "deu branco"
Sabe quando você está tentando lembrar o nome de uma palavra, mas não lembra de forma alguma? Bem, o ChatGPT pode te ajudar: basta você descrever características daquela palavra, ou melhor, o que ela significa. Por exemplo: que fruta é aquela que é amarela, amarga, comum em tal região? O chat pode te responder. O mesmo vale para cidades, nomes de sentimentos, animais, entre outras aplicações.
Criar finais alternativos para séries de TV ou de filmes
Pense numa série que você ama, mas que odiou o final. Pois é, o ChatGPT não vai gerar episódios novos, mas pode criar um final alternativo para a história. Sabendo de todos os personagens e acontecimentos prévios, os finais da plataforma podem surpreender. Mas se preferir, você também pode dar algumas exigências sobre o final que você deseja — assim, ele se orienta e adiciona outros fatos à narrativa.