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Como montar uma loja virtual | 13 sites

Saiba como montar uma loja virtual com as plataformas de e-commerce que oferecem recursos e ferramentas para personalizar seu negócio e aumentar as vendas

26 ago 2023 - 15h03
(atualizado em 27/8/2023 às 15h15)
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Vender online é uma realidade para donos de todos os tamanhos de empreendimentos, de pequenos, médios e grandes negócios, Na busca por um sistema ideal para montar uma loja virtual, é preciso considerar as ofertas de sites e plataformas de gerenciamento de e-commerce.

Foto: Campaign Creators/Unsplash / Canaltech

Há diversos serviços disponíveis na web — alguns com pacotes básicos de recursos gratuitos — que atendem às diferentes características e necessidades de vendas.

13 sites para montar uma loja virtual

Conheça plataformas para construção de e-commerce com recursos de personalização e ferramentas para controle de vendas e pagamentos.

1. WooCommerce

O WooCommerce é uma extensão para WordPress que permite criar uma loja virtual dentro de blogs e sites da plataforma. A ferramenta é ideal para blogueiros, influenciadores e donos de pequenos negócios.

A extensão permite personalizar a experiência do usuário através da adição de outros plugins com funções adicionais como outras formas de pagamento e integração com marketplaces e redes sociais.

WooCommerce é uma solução para criar uma loja em sites WordPress (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/Canaltech)
WooCommerce é uma solução para criar uma loja em sites WordPress (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/Canaltech)
Foto: Canaltech
  • Acesse em woocommerce.com
  • Preço: gratuito para teste com plugins adicionais pagos

2. Nuvemshop

A Nuvemshop é uma plataforma bastante popular em toda a América Latina, com mais de 100 mil lojas ativas e soluções completas para PMEs e grandes marcas.

O site oferece recursos de automatização de vendas, controle de estoque e integração com marketplaces e redes sociais. A Nuvemshop permite criar uma loja virtual sem custos e sem limite de produtos. Há também pacotes pagos para empresas maiores e com alto volume de vendas.

Nuvemshop é uma das maiores plataformas de e-commerce na América Latina (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/Canaltech)
Nuvemshop é uma das maiores plataformas de e-commerce na América Latina (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/Canaltech)
Foto: Canaltech
  • Acesse em nuvemshop.com.br
  • Preço: gratuito com produtos ilimitados. Há planos pagos a partir de R$ 59 mensais com recursos extras como mais opções de envio e acesso a relatórios personalizados

3. Loja Integrada

A plataforma Loja Integrada se destaca pela facilidade de uso e pelo plano gratuito para oferta de até 50 produtos. O site oferece recursos para controle de inventário, relatório de vendas, integração com redes sociais, várias formas de pagamento, além de uma variedade de templates personalizáveis.

Loja Integrada oferece rápida criação de um e-commerce (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/Canaltech)
Loja Integrada oferece rápida criação de um e-commerce (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/Canaltech)
Foto: Canaltech
  • Acesso pelo site lojaintegrada.com.br
  • Preço: gratuito para 50 produtos ativos e até 5 mil visitas por mês. Planos pagos a partir de R$ 43 mensais na assinatura anual

4. Shopify

A Shopify é uma referência global para criação de e-commerce, com destaque para a variedade de templates customizáveis que atendem aos diferentes segmentos de lojas.

A plataforma tem três opções de planos — todos pagos em dólar — e oferece apenas três dias de teste gratuito.

Shopify é uma solução de e-commerce com planos pagos (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/Canaltech)
Shopify é uma solução de e-commerce com planos pagos (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/Canaltech)
Foto: Canaltech
  • Acesse em shopify.com
  • Preço: planos a partir de US$ 19 mensais (cerca de R$ 95)

5. Magento

A Magento é uma plataforma de gerenciamento de e-commerce conhecida pela flexibilidade e robustez. Entre suas vantagens estão o sistema de código aberto e a oferta de extensões gratuitas oferecidas pela comunidade de usuários e desenvolvedores do serviço.

Também conhecida como Adobe Commerce, a Magento é ideal para lojas de médio e grande porte, e oferece ferramentas para lidar com picos de tráfego e integração entre modelos B2B e B2C.

Página de acesso ao Adobe Commerce Marketplace, ou Magento (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/Canaltech)
Página de acesso ao Adobe Commerce Marketplace, ou Magento (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/Canaltech)
Foto: Canaltech
  • Acesse em magento.com
  • Preço: planos pagos mediante consulta personalizada

6. Wix eCommerce

A plataforma de construção de site Wix tem uma solução própria para a criação de lojas virtuais, com facilidade de uso e diversos templates prontos para montar vitrines virtuais.

O Wix eCommerce oferece integração com vários canais de vendas, como marketplaces e redes sociais, além de opções de pagamento sem cobrança de comissão e um sistema de acompanhamento de entregas.

Wix eCommerce oferece facilidade de uso para montar loja virtual (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/Canaltech)
Wix eCommerce oferece facilidade de uso para montar loja virtual (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/Canaltech)
Foto: Canaltech

7. Tray

A Tray é uma plataforma de soluções completas para e-commerce com planos que atendem de pequenos lojistas a grandes marcas. Ela oferece ferramentas de atendimento ao cliente, opções de frete e formas de pagamento, além de integração com mais de 30 marketplaces e redes sociais.

A Tray é uma das plataformas de e-commerce mais antigas do mercado (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/Canaltech)
A Tray é uma das plataformas de e-commerce mais antigas do mercado (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/Canaltech)
Foto: Canaltech
  • Acesse em tray.com.br
  • Preço: planos a partir de R$ 49 mensais na assinatura anual

Vantagens de abrir uma loja virtual própria

Há várias vantagens em montar uma loja virtual própria através de plataformas de e-commerce. Entre os benefícios que os lojistas podem esperar estão:

  • Controle de inventário;
  • Gerenciamento de estoque;
  • Processamento de pagamentos;
  • Formas de pagamento;
  • Personalização de páginas de produtos;
  • Relatórios de vendas;
  • Ativação de promoções e descontos;
  • Acompanhamento de entregas;
  • Opções de frete e envio.

Marketplaces para vendedores

Caso você não tenha interesse em montar uma loja virtual própria, há a opção de vender seus produtos e serviços dentro de marketplaces. Há várias plataformas de grande porte que possibilitam o anúncio de terceiros em seus portais.

1. Mercado Livre

O Mercado Livre tem algumas modalidades de vendas em seu marketplace, incluindo o Mercado Shops para a criação de lojas personalizadas dentro da plataforma. As vendas nos planos Clássico e Premium têm uma taxa de comissão que varia de 10% a 19% a depender da categoria do produto.

2. Amazon

A Amazon oferece dois modelos de planos para anúncios de produtos em seu marketplace. No individual, os vendedores pagam um valor por item vendido (R$ 2 mais a comissão). Já o plano profissional funciona no modelo de assinatura, com a cobrança de uma taxa fixa por mês (R$ 19,90). As taxas de comissão variam entre 8% e 15%.

3. Magalu Marketplace

O programa de parceiros Magalu permite o cadastro de lojas no marketplace da varejista. É possível anunciar gratuitamente, mas as vendas são taxadas entre 10% a 20% do valor do produto a depender de sua categoria.

4. Shopee

O marketplace da Shopee cobra uma taxa a partir de 14% sobre as vendas e anúncios de produtos. Já os vendedores que optarem pelo Programa de Frete Grátis têm uma cobrança adicional de 6% pela participação no programa.

5. AliExpress

A plataforma de marketplace do AliExpress aceita o cadastro de lojistas brasileiros e cobra uma taxa entre 5% a 10% sobre as vendas finalizadas.

6. Enjoei

Uma alternativa para anúncio e venda de roupas e acessórios, o Enjoei possibilita a criação de loja virtual, com taxa de 12% sobre o anúncio simples ou 18% no modo completo.

Veja também os cuidados necessários ao comprar ou vender pela web.

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