PUBLICIDADE

Como gerar energia para manter tantos serviços de nuvem?

Serviços de streaming, e-mails, armazenamento de arquivos... De onde vem tanta energia para manter isso tudo?

13 dez 2023 - 06h30
(atualizado às 09h07)
Compartilhar
Exibir comentários
Como gerar energia para manter todos esses serviços de nuvem?:

Com o avanço da tecnologia e o crescente uso de dados na nuvem, uma questão vem sendo bastante discutida no mercado. Como gerar energia para manter todos esses data centers espalhados pelo mundo, que hospedam os dados que geramos?

A energia necessária para manter todo o mundo digital em atividade também apresenta um crescimento exponencial. Por isso mesmo, as grandes empresas do setor estão de olho em formas de gerar energia renovável para abastecer esse mundo de servidores.

Uma dessas iniciativas acaba de ser inaugurada no interior do Rio Grande do Norte. Uma fazenda eólica, mantida pela AWS, capaz de gerar 50 Megawatts de energia, já está em operação.

Esta é a segunda iniciativa de geração de energia verde da AWS na América Latina e faz parte de um contexto maior, chamado de The Climate Pledge. A AWS tem o compromisso de antecipar o Acordo de Paris em 10 anos (de 2050 para 2040).

Foto: Adobe Stock

Parece bom? Pois eles querem ir além. A AWS deve ter 100% da energia consumida vindo de fontes renováveis já em 2025. Paulo Cunha, head of public sector Brasil na Amazon Web Services (AWS), nos contou mais sobre isso.

(*) Igor Lopes é jornalista e cobre o mercado de negócios em tecnologia há mais de 18 anos. Co-fundador do Canaltech, ex-diretor de conteúdo do Tecmundo, e atual co-fundador e diretor de conteúdo da Transformação Digital, plataforma de criação de comunidades e eventos online.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade