Começou como lubrificante de motor e, desde 1978, é consumido em pizzas congeladas; foi assim que o Canadá inventou o óleo de colza
Cinquenta anos atrás, o Canadá criou uma maneira de tornar o lubrificante de motor comestível; e assim nasceu o óleo de colza
O óleo de colza é o terceiro óleo comestível mais consumido no mundo, atrás do óleo de palma e do óleo de soja. É quase irreal perceber que ele está presente em muitos alimentos processados que compramos no supermercado, como biscoitos ou pizzas congeladas. O mais estranho é que, antes de conquistar as prateleiras dos supermercados, o óleo de colza era usado até bem recentemente como lubrificante de motores.
A colza começou a ser cultivada na Europa no século XIII, como ração para o gado e, posteriormente, para a obtenção do seu óleo. Este era, então, usado como combustível para lâmpadas. Na primeira metade do século XX, o Canadá era o maior produtor de óleo de colza, ele era usado como lubrificante nos motores de navios e aeronaves aliados durante a Segunda Guerra Mundial. Ao final da guerra, uma enorme quantidade de óleo teve que ser descartada.
De lubrificante para máquinas de guerra a pizza congelada
O óleo de colza para consumo humano nasceu em um laboratório estatal no Canadá. Seu nome em inglês, canola, é uma referência às suas origens. Literalmente, significa "óleo canadense com baixa acidez", lembra o National Post.
O óleo de colza é obtido como qualquer outro óleo comestível, esmagando as pequenas sementes de uma planta para extrair toda a gordura armazenada em seu interior. O óleo de gergelim ou de girassol são obtidos da mesma forma. Até mesmo o famoso azeite de oliva é produzido da mesma forma. A prensagem das azeitonas libera seu óleo.
No entanto, embora esses ...
Matérias relacionadas
Mudança aprovada pelo governo vai aumentar as taxas sobre saque em caixas eletrônicos