Sistema de câmeras grava imagem exata registrada pelo olho
Um sistema de câmeras desenvolvido pela Universidade do Hospital de Neurociência de Munique, na Alemanha, e controlado por movimentos oculares permite a gravação exata das imagens registradas pelos olhos do usuário.
De acordo com a revista PopSci, a EyeSeeCam apresenta quatro câmeras: duas delas medem as posições do olho direito e esquerdo em 3D e gravam as imagens em velocidade de até 600 Hz. Essas imagens são obtidas através de um refletor de acrílico.
Outra câmera oferece uma visão completa do que se está vendo e permite que o usuário amplie uma imagem numa espécie de zoom. A quarta câmera é dirigida por servomotores para combinar todo o tipo de movimentação feita pelos olhos. Tudo isso unido a um design semelhante ao de um capacete.
A headcam (ou "câmera de cabeça", em uma tradução livre) funciona ligada a um notebook que, por meio de um software específico, baixa os vídeos e interpreta as imagens geradas pelas câmeras.
Segundo seus desenvolvedores, o dispositivo pode ser aplicado na prática por cirurgiões, documentando os procedimentos e utilizando os vídeos para fins didáticos, ou por cientistas a fim de estudar a natureza dos movimentos oculares humanos na hora de registrar uma imagem. Outra aplicação seria o estudo de pacientes com distúrbios motores oculares e vertigem.
O projeto vem sendo aprimorado desde 2008 e no ano passado foi ganhador do prêmio "Robô do Ano", promovido pelo evento RoboDays.
O site da EyeSeeCam não oferece informações sobre a comercialização do dispositivo, mas abre a possibilidade de que interessados se registrem para recebê-las por e-mail ou telefone. Vídeos sobre a utilização da headcam podem ser vistos pelo em vimeo.com/2883380.