Satélites encontraram 76 estruturas de pedra em formato de "V" nos Andes e agora cientistas sabem para que elas eram usadas
Estruturas similares também podem ser encontradas no Peru, Arábia Saudita, Jordânia e Uzbequistão
Adrián Oyaneder estava olhando os Andes, no Chile, quando achou algumas estruturas peculiares e depois 76 paredes de pedra. O que ele comprovou depois era uma parte significativa dos povos originários do país.
Publicado na revista Antiquity pela Universidade de Cambridge, Oyaneder investigou o que tais estruturas poderia ter sido e o motivo de suas funcionalidades. Quando questionou moradores locais, nem mesmo eles sabiam explicar o que eram ou sequer o nome que poderiam ter. Alguns apenas referiam-se a essas estruturas como "trampas para burros" ou armadilha para burros.
Foi aí que ele cruzou com informações arqueológicas do Peru no século XX, encontrando algo chamado chacu, estruturas usadas pelas Incas durante "caçadas reais" de vicunha, um animal parecido com um camelo.
Os muros de pedra medindo cerca de 150 metros de comprimento e cerca de 1,5 metro de altura eram todos construídos em encostas íngremes de montanhas em pares que convergiam em um "V" e terminavam em recintos circulares de pedra.
Assim como o que foi achado no Peru, Oyaneder sugere, então, que as estruturas de pedra chilenas também foram utilizadas para o mesmo propósito por caçadores da região. Ele também afirma que as pedras datam de 6 mil a algumas centenas de anos atrás.
Essas armadilhas parecem ter sido usadas com a mesma finalidade de emboscar vicunhas, que outrora foram abundantes na região antes de serem quase extintas com a chegada de espanhóis às Américas.
Além das estruturas, ...
Matérias relacionadas
Um grande asteroide atingiu a Terra há 11 milhões de anos, mas ninguém consegue achar a cratera