Rússia prepara homenagens ao criador da tabela periódica
A cidade russa de São Petersburgo, antiga capital dos czares, comemora no dia 8 o 175º aniversário do nascimento de Dmitri Mendeleyev, um dos responsáveis pela criação da tabela periódica de elementos químicos.
Esse dia, o tradicional disparo do meio-dia do canhão do bastião da Fortaleza de Pedro e Paulo de São Petersburgo, será realizado em homenagem ao cientista russo e será feito pelo prêmio Nobel de Física de 2000, Zhores Alferov.
Posteriormente, cientistas, representantes da administração local, reitores de universidade, membros do Instituto de Pesquisa Científica e empresários depositarão flores diante do túmulo de Mendeleyev no cemitério de Volkov, informou hoje a agência oficial RIA Novosti. No dia seguinte, o centro de pesquisa da Academia de Ciências da Rússia em São Petersburgo fará uma sessão dedicada ao aniversário do químico.
E, durante todo o mês de fevereiro, São Petersburgo acolherá diversos atos dedicados ao cientista russo. Mendeleyev, que nasceu em 1834 e morreu em 1907, foi autor de diversas pesquisas fundamentais em temas como química, física, aeronáutica, meteorologia, agricultura e economia.
Além disso, este cientista russo é lembrado também por ter sido quem definiu a fórmula química exata da vodca.