Primeira fotografia da Terra completa 80 anos, mas não foi tirada pela NASA: foi tirada por um míssil alemão lançado pelos EUA durante a Segunda Guerra
Governo americano estava confiante de que a câmera sobreviveria ao impacto, e sobreviveu, preservando a primeira imagem orbital da Terra
Em 24 de outubro de 1946, a primeira foto da Terra vista do espaço foi capturada não pela NASA, mas por um foguete alemão V-2 confiscado na Segunda Guerra e lançado pelos EUA no Novo México. Equipado com uma câmera de 35 mm que alcançou 105 km de altitude, o míssil registrou imagens históricas a cada segundo e meio. Apesar da destruição da câmera no impacto da queda, o filme sobreviveu protegido em um cartucho de aço, garantindo o pioneiro registro do planeta a partir do espaço.
A história da fotografia abrange 200 anos desde a invenção da câmara obscura, mas nem mesmo seu criador poderia ter imaginado que a humanidade um dia seria capaz de tirar fotos de fora do planeta. Seja de espaçonaves em diversas missões, de estações espaciais ou de telescópios orbitais, a NASA agora possui cerca de oito milhões e meio de imagens capturadas durante suas missões e programas. Nem todas são orbitais, mas a grande maioria é.
E o próximo dia 24 de outubro será uma data especial, pois marcará 80 anos desde aquela primeira fotografia tirada de fora do nosso planeta, em 1946. E eu sei que pode parecer estranho, porque naquela época não havia como deixar a órbita da Terra, ou melhor, os humanos não podiam (pelo menos não com qualquer chance de sobrevivência). Foi feito com um "espólio" de guerra da Segunda Guerra Mundial: um foguete alemão V-2.
Primeira fotografia orbital
Em 24 de outubro de 1946, no Campo de Provas de White Sands, no Novo México, um foguete alemão V-2, capturado no final da Segunda Guerra Mundial, decolou sem ogiva explosiva. Em vez disso, carregava uma câmera de filme DeVry de 35 mm, instalada pelo engenheiro Clyde T. Holliday, do Laboratório de Física Aplicada (APL) da Universidade Johns Hopkins. O foguete, um V-2, atingiu uma altitude de 105 quilômetros, fotografando um quadro a cada segundo e meio.
Minutos depois, caiu no deserto a cerca de 150 metros por segundo. A câmera foi destruída, mas o filme, protegido em um cartucho de aço, sobreviveu ...
Matérias relacionadas
O Facebook está ficando cada vez mais parecido com a Marlboro na década de 1970
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.