Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pesquisa

Mudança climática ameaça alimento do camarão

25 mai 2009 - 17h24
(atualizado às 17h25)
Compartilhar

Henry Fountain

Uma preocupação sobre a mudança climática é seu potencial de atrapalhar o delicado sincronismo que existe no interior de ecossistemas. Se temperaturas mais quentes fizerem um pássaro migrar mais cedo na primavera, por exemplo, ele pode chegar antes que haja insetos suficientes para comer.

Usando dados de levantamentos oceânicos e satélites de sensoriamento remoto, Peter Koeller, do Instituto Bedford de Oceanografia, em Dartmouth, Nova Scotia, e colegas revelaram um potencial semelhante de distúrbio em um ecossistema marinho envolvendo o camarão ártico.

Em artigo na Science, os pesquisadores mostram que o desenvolvimento e a eclosão dos ovos de camarão por todo o Atlântico Norte coincidem com o florescimento primaveril de fitoplâncton, do qual o camarão se alimenta.

Eles descobriram que a temperatura no fundo do oceano, que varia por latitude, determina a duração do período de desenvolvimento e o momento da eclosão do camarão (de cerca de seis meses em áreas mais quentes e dez meses em localidades mais frias).

O momento de florescimento do fitoplâncton também varia, de acordo com a quantidade de luz solar e a temperatura da água mais próxima da superfície. Mas em todos os lugares, no longo prazo, os ovos eclodem enquanto o florescimento atinge seu ápice, proporcionando abundância de alimentos para as larvas de camarão.

Não precisaria de muito para atrapalhar essa sincronia, dizem os pesquisadores. Se a temperatura da superfície do mar aumentar com o tempo (de acordo com o aumento da temperatura atmosférica), o florescimento pode acontecer antes. De forma semelhante, se a temperatura do fundo mudar, os ovos eclodiriam mais cedo ou mais tarde, antes do completo florescimento de fitoplâncton.

Tradução: Amy Traduções

The New York Times
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra