Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pesquisa

Estudo busca distribuição externa de óxido nítrico no corpo

18 mar 2010 - 18h40
Compartilhar
Henry Fountain
Washington

O óxido nítrico é um gás reativo que desempenha funções em muitos processos do corpo. No sistema circulatório, por exemplo, ele serve como sinal que promove o relaxamento dos músculos macios em torno dos vasos sanguíneos, o que faz com que estes se dilatem e melhorem o fluxo sanguíneo.

Devido à importância do óxido nítrico e porque os diabéticos não o produzem em volume suficiente (o que contribui para a má circulação e outros problemas), pesquisadores há muito procuram maneiras de distribui-lo por meio de fontes externas ao corpo. Mas o gás é tão reativo, e portanto tão efêmero, que a distribuição é difícil.

Por isso, o foco está no desenvolvimento de materiais capazes de retê-lo e distribui-lo gradualmente. Harvey Liu e Kenneth Balkus Jr., da Universidade do Texas em Dallas, desenvolveram um novo sistema de distribuição: uma bandagem.

Em estudo publicado pela revista Chemistry of Materials, eles descrevem o uso de uma zeólita, mineral que combina alumínio e silício em estrutura tridimensional. Já existia prova de que as zeólitas eram capazes de armazenar e distribuir óxido nítrico e outros produtos químicos. Elas incorporam os minerais nas fibras de um polímero biocompatível, o ácido poliláctico, enquanto elas são tecidas como uma espécie de manto.

As fibras recebem uma infusão de óxido nítrico, e ao controlar sua porosidade os pesquisadores descobriram como controlar a liberação do gás.Os pesquisadores afirmaram que o material resultante pode ser incorporado a meias para diabéticos que liberariam óxido nítrico através da pele.

Também poderia ser usado antes de transplante para envolver órgãos e ajudar a preservá-los por mais tempo fora do corpo.

Tradução: Paulo Migliacci ME

The New York Times
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra