Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pesquisa

Batata transgênica da Índia possui mais proteínas

21 set 2010 - 12h18
Compartilhar

Cientistas do Instituto de Pesquisas sobre Batatas da Índia desenvolveram vegetais com quantidade de proteína 60% maior do que a de batatas normais. Porém, como mesmo assim o tubérculo não possui muita proteína, a surpresa surge de outro ponto: as mudanças genéticas tornam o rendimento maior por hectare de plantação. As informações são do site da revista New Scientist.

As batatas são grande fonte de carboidratos, mas possuem pouca quantidade de proteínas: uma batata de 150 gramas tem 3 gramas de proteína em sua composição. A mudança genética da produção indiana aumenta para 4,8 gramas, o que chega a quase 10% do recomendado para consumo de proteína em um dia.

Foi adicionado um gene em uma área do DNA. O resultado foi a ativação da produção extra de proteína. O gene foi espalhado para sete tipos diferentes de batatas vendidas no comércio.

Testes em ratos e coelhos mostraram que não há efeitos tóxicos ou alérgicos. As plantas passam a realizar mais fotossíntese e a produzir de 15% a 25% mais batatas por hectare. É a primeira vez que isso ocorre com uma planta com apenas um gene extra.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra