Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morre James Watson, descobridor da estrutura do DNA, aos 97 anos

Vencedor do Nobel revolucionou a Medicina com descoberta da dupla hélice

7 nov 2025 - 18h27
Compartilhar
Exibir comentários

Co-descobridor da estrutura da dupla hélice do DNA, o cientista americano James D. Watson morreu aos 97 anos. A descoberta, feita em conjunto com Francis Crick em 1953, provocou revoluções nas mais diferentes áreas, como a Medicina, a genealogia e o combate ao crime. A descoberta rendeu a Watson, Crick e Maurice Wilkins o Prêmio Nobel de Medicina, em 1962.

A descoberta do formato inusitado da estrutura do DNA foi crucial na compreensão de como a informação hereditária é armazenada e como as células duplicam o seu DNA quando se dividem. A duplicação começa justamente quando os dois filamentos do DNA se separam, como um zíper sendo aberto.

Mesmo entre não cientistas, a dupla hélice tornou-se quase que instantaneamente um símbolo da ciência, aparecendo nos mais diferentes e inusitados lugares, como em quadros de Salvador Dali e em selos do Reino Unido.

O trabalho de 1953 abriu portas para desenvolvimentos bem recentes, como o desenvolvimento de tratamentos médicos personalizados por meio do DNA, a identificação de suspeitos de crimes e a traçar a árvore genealógica das famílias. Mas levantou também questões éticas, como a possibilidade de alteração de determinadas características físicas por razões estéticas.

"Francis Crick e eu fizemos a descoberta do século, isso está muito claro", disse, certa vez, Watson, sem nenhuma modéstia. Mais tarde ele escreveu sobre a descoberta: "Não tinha como prever o impacto explosivo que a dupla hélice teria na ciência e na sociedade."

A história da descoberta da estrutura do DNA teve também suas polêmicas. Foi Rosalind Franklin quem produziu imagens de raio-x que foram cruciais para revelar a estrutura helicoidal da molécula. Mas o seu trabalho não foi reconhecido na época, ficando os louros para os cientistas do sexo masculino. Mais recentemente, Watson se envolveu em outra polêmica, sendo acusado de comentários racistas.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade