Morre aos 95 anos o Prêmio Nobel da Paz Norman Borlaug
O cientista Norman Borlaug, ganhador do Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho com a agricultura que permitiu salvar milhões de vidas, morreu aos 95 anos, segundo informa neste domingo o jornal The New York Times. Borlaug morreu em Dallas, no Texas, na tarde de sábado, devido a complicações em decorrência do câncer. A informação foi divulgada por um porta-voz da Universidade do A&M do Texas, especializada em Agronomia, onde o cientista trabalhava desde 1984.
Os trabalhos de Borlaug com vegetais permitiram o aumento na produção agrícola na América Latina e na Ásia e lhe valeram o reconhecimento internacional. Entre outras coisas, ele trabalhou com variedades de cereais de alto rendimento, contribuindo para evitar a fome em massa prevista para a década de 60.
Países como o México e a Índia se tornaram auto-suficientes na produção de cereais grande parte devido ao trabalho do cientista. Suas descobertas fizeram com que ficasse conhecido como "pai" do chamado movimento da Revolução Verde e recebesse o Prêmio Nobel da Paz em 1970.
Com informações da agência AFP