Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Microsoft lança site sobre conservação de energia doméstica

24 jun 2009 - 13h44
(atualizado às 14h43)
Compartilhar

A Microsoft mostrou nesta quarta-feira seu site Hohm, cujo objetivo é ajudar os consumidores residenciais de energia a economizar dinheiro e reduzir seu impacto ambiental por meio da conservação de energia. O Hohm pode ser utilizado gratuitamente pelos 120 milhões de domicílios dos EUA.

» Supermercados vão reaproveitar energia gerada por carros

» Programa reduz gasto de energia no computador

» Google: 15 mil buscas equivalem a um x-burguer em emissões de carbono

» Google capta energia de cabras para cortar a grama

A Microsoft há anos vende tecnologia ao setor de energia, e agora está de olho no mercado doméstico de eletricidade, já que a crise econômica está forçando os consumidores a encontrar maneiras de economizar e o governo dos Estados Unidos está preparando leis que imporiam o uso compulsório de recursos renováveis e melhoras na eficiência energética, a fim de diminuir as emissões de carbono.

"A conservação é a fonte mais barata de energia", disse o gerente de produto do Hohm, Troy Batterberry, à Reuters. Caso os consumidores utilizem menos energia, afirma, as empresas de infraestrutura não precisarão construir tantas usinas novas e poluentes para gerar eletricidade, e todo mundo economizará dinheiro.

O Hohm utiliza complicados algoritmos para analisar informações fornecidas pelos consumidores e pelas empresas de energia participantes, a fim de ajudá-los a compreender melhor seu uso de energia, encontrar dicas sobre como economizar e a poupar dinheiro.

As dicas incluem substituição de termostatos e refrigeradores e, quem sabe, no futuro, a instalação de paineis solares residenciais.

O Google lançou programa semelhante este ano, o PowerMeter, por enquanto disponível para um grupo limitado de usuários atendidos pelas empresas de energia que têm parcerias com a companhia. O Google planeja expandir o programa este ano.

A Microsoft informou que todos os fornecedores de relógios de luz, empresas de tecnologia e consultorias interessados seriam aceitos como parceiros para o Hohm, e poderiam continuar também a oferecer serviços concorrentes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra