Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

LSD pode causar 'destruição' do ego, dizem pesquisadores

12 abr 2016 - 14h58
(atualizado às 15h11)
Compartilhar
Exibir comentários

LSD é uma droga alucinógena que provoca sensações diferentes na nossa capaxidade de percepção, como ampliação de efeitos visuais ou sonoros. Usuários de LSD relatam que, após a experiância com a droga, eles passam a sentir como se fossem apenas uma pequena unidade de um universo muito maior.

Esses efeitos de "morte do ego" foram pesquisados por uma equipe do Imperial College, de Londres. O objetivo da pesquisa foi mapear os efeitos da droga no cérebro humano. As informações são do site I F*** Love Science.

dooh_droga_lsd
dooh_droga_lsd
Foto: Reprodução

Os pesquisadores identificaram que a característica principal do LSD não são as alucinações, e sim a dissolução do conceito de ego. "Essencialmente você perde a capacidade de reconhecer a si mesmo com um ser individual, você perde sua auto-identidade", afirma a pesquisa, publicada na Academia Nacional de Ciências.

Isso se deve à redução de conectividade entre regiões do cérebro, a rede neural em modo padrão, ou DMN, responsável por regular aspectos globais da memória, como a autobiografia.

Além disso, a pesquisa concluiu que o LSD é capaz de reduzir a estabilidade e intregridade das redes cerebrais. Isto faz com que a consciência se transfira para algo ou alguém, e não para si mesmo.

Apesar de uma série de consequências negativas, pesquisadores acreditam que algumas substâncias psicodélicas podem ajudar em tratamentos psicoterapêuticos. A psilocibina, presente em cogumelos alucinógenos, pode aliviar a ansiedade em pessoas que se encontram com doenças terminais.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade