Lobo cinzento sai da lista de espécies em extinção nos EUA
O lobo cinzento, espécie declarada quase extinta em 1974 nos Estados Unidos, foi retirado da lista de espécies ameaçadas do país nesta segunda-feira, informam os serviços federais de proteção à fauna americana.
Especialistas afirmam que no Alasca já existem entre 8 mil e 11 mil lobos cinzentos, na região dos Grandes Lagos (em Michigan, Minnesota e Wisconsin), a população de animais é de 4 mil e nas Montanhas Rochosas (estados de Idaho e Montana), existem mais de 1,3 mil lobos. Apenas no estado de Wyoming a população ainda é pequena, com apenas 300 animais.
A não ser no estado de Wyoming (noroeste), onde continua a ser uma espécie protegida, a caça ao lobo cinzento volta a ser permitida nos demais estados. Os caçadores, porém, deverão respeitar as regras rígidas de cada localidade.
"As populações de lobos agora são viáveis, encontram-se em muito boa forma e são de grande diversidade genética, apesar do fato de que eles foram muito perseguidos e quase exterminados", disse Ed Bangs, diretor responsável pela preservação dos lobos no órgão americano de proteção da vida selvagem. "A lei sobre as espécies ameaçadas foi um sucesso e permitiu a recuperação dos lobos", completou Bangs.
Em cinco anos a população de lobos será novamente contada e se em alguma área o número de animais houver diminuído, a espécie será novamente incluída entre as ameaçadas de extinção.