Japonês quebra recorde e vence competição mundial de cálculo
Japonês quebra recorde e vence competição mundial de cálculo
Na semana em que os vencedores do Nobel são anunciados, não deixa de ser frustrante para os matemáticos que esta categoria não seja contemplada na premiação. Para os competitivos, no entanto, há outros concursos para se desfrutar nesta época do ano, como a Copa do Mundo de Cálculo Mental. Na edição de 2012, o grande vencedor foi Naofumi Ogasawara, 22 anos, instrutor de ábaco no Japão, que chegou a quebrar um recorde mundial em uma das categorias. As informações são do Guardian.
Veja sete questões que desafiam a matemática
Ogasawara, que competia pela primeira vez, quebrou o recorde mundial na categoria de adição, na qual os concorrentes recebem 10 somas de 10 números com 10 dígitos cada. Ele completou a adição em 3 minutos e 11 segundos. No total, Ogasawara somou 828,15 pontos, contra 523,83 do segundo colocado, Hua Wei Chan, da Malásia.
No entanto, na categoria "cálculo de calendário", em que é apresentada uma lista com datas de 1600 a 2100, e os participantes tem 60 segundos para dizer em que dia da semana a data caiu ou cairá, o japonês tirou nota zero. Myagmarsuren Tuuruul, da Mongólia, conseguiu acertar 57 respostas e foi o vencedor da categoria, mas ficou em 25º na colocação geral.
A copa é realizada a cada dois anos e reúne os melhores aritméticos do mundo para competir em adição, multiplicação, raízes quadradas e outras categorias. O concurso está na 5ª edição e é um grande evento na área de "esportes da mente", que abrange habilidades de cálculo mental e de memória. Este ano, a competição aconteceu em Giessen, na Alemanha.