Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Filipinos encontram menor tubarão-baleia já visto

10 mar 2009 - 02h01
(atualizado às 10h26)
Compartilhar

Um grupo de ecologistas filipinos encontrou na região leste do arquipélago um filhote de tubarão-baleia de apenas 38 cm de comprimento, o menor exemplar vivo achado até agora desse que é o maior peixe do mundo.

O filhote de tubarão-baleia tem apenas 38 cm de comprimento
O filhote de tubarão-baleia tem apenas 38 cm de comprimento
Foto: AP

O Fundo Mundial para Natureza (WWF) informou nesta terça-feira que o animal foi descoberto na semana passada na província de Sorsogon, 350 km a sudeste da capital, e foi fotografado antes de ser devolvido ao mar.

Segundo os ativistas, sua pequena cauda havia ficado presa em uma das cordas que amarram os navios à praia. A descoberta dá esperança aos cientistas de que os tubarões-baleia possam ter escolhido para algum fim a baía de Sorsogon, onde nadar com os gigantescos animais já virou uma das maiores atrações turísticas do país.

Até agora, o único exemplar de filhote menor que o encontrado pelos filipinos havia sido achado no útero de uma fêmea que ficou encalhada em 1996, segundo a WWF.

O tubarão-baleia rhinchodon typus é o maior dentro da família dos esqualos, que pode medir até 20 m de comprimento e pesar 18 t. O animal, porém, não representa perigo ao homem, pois se alimenta exclusivamente de microorganismos do plâncton marinho.

Esse animal chega a viver 100 anos e nada em todos os mares temperados do planeta, exceto no Mediterrâneo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra