Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

EUA sacrificam um dos últimos jaguares encontrados no país

4 mar 2009 - 15h52
(atualizado às 18h27)
Compartilhar

Um dos dois únicos exemplares de jaguar visto nos últimos 20 anos nos Estados Unidos foi sacrificado após ter sido capturado há duas semanas pelas autoridades ambientais no estado americano do Arizona, informaram nesta terça-feira fontes oficiais. Conhecida no Brasil como onça-pintada, um dos símbolos da fauna brasileira, a espécie foi dada como extinta nos EUA em 1986. As informações são do site Live Science.

O jaguar Macho B, em 18 de fevereiro desse ano, quando foi capturado e passou a ser monitorado por satélite
O jaguar Macho B, em 18 de fevereiro desse ano, quando foi capturado e passou a ser monitorado por satélite
Foto: Arizona Game and Fish Department / Reprodução

O felino foi capturado no último dia 18 de fevereiro durante um programa que buscava estudar os ursos e leões da montanha. Desde lá, ganhou uma coleira de monitoração por satélite para que os especialistas pudessem acompanhar seus movimentos no habitat natural. No entanto, os pesquisadores detectaram que o animal parou de se locomover.

O exemplar macho, batizado de Macho B, foi levado a um jardim zoológico com uma insuficiência renal - problema comum entre os felinos -, mas os tratadores optaram por sacrificá-lo para que ele não sofresse mais. Dos 53 kg que tinha quando foi encontrado no mês passado até a última segunda-feira, o animal já tinha perdido cerca de 10 kg.

Macho B foi visto pela primeira vez em 1996, quando tinha entre 2 e 3 anos de vida. A idade do animal, estimada entre 15 ou 16 anos, é considerada pelos especialistas como relativamente velha para jaguares.

Extinção

O jaguar (Panthera onca), ou onça-pintada, é o maior felino do Hemisfério Ocidental, podendo medir até 2,70 m e pesar mais de 110 kg. A espécie foi considerada extinta nos EUA em 1986, mas dois exemplares avistados dez anos depois, um no norte do Arizona e outro no Novo México, exigiram uma ação de proteção por parte das autoridades daquele país.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Seu Terra