Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Espaço

vc repórter: Atlantis ficou visível a olho nu para brasileiros

22 mai 2009 - 21h33
(atualizado em 22/5/2009 às 20h56)
Compartilhar

O ônibus espacial Atlantis foi visto a olho nu do Brasil ao longo desta semana. Em órbita para fazer reparos no telescópio espacial Hubble, os astronautas da nave completaram a tarefa na terça-feira e descerão à Terra neste sábado. Prevista para sexta-feira, a aterrissagem foi adiada em função do mau tempo.

O ônibus espacial foi fotografado por um brasileiro em Campinas (SP) nesta quinta-feira
O ônibus espacial foi fotografado por um brasileiro em Campinas (SP) nesta quinta-feira
Foto: Anderson Oltremari / vc repórter

Guiado por um site com informações sobre astros e satélites, o engenheiro eletricista Anderson Oltremari avistou o Atlantis em três dias da janela da sua casa, em Campinas (SP). "Como hoje era o último dia, resolvi registrar a passagem", conta.

Anderson e seus colegas de trabalho acompanharam a trajetória da missão STS-125 através do site www.heavens-above.com (céus acima, na tradução literal). Cadastrando as coordenadas da cidade na página, puderam obter a localização do ônibus e a hora em que ele passaria sobre a região.

"Vi ele por volta das 18h20 nesses três dias", diz o engenheiro. A capital do Estado registrou a passagem da nave cerca de um minuto depois. Segundo o site, esse não foi o único momento em que o Atlantis esteve no céu brasileiro. Caso a luz do Sol ainda se refletisse na nave, ela também seria visível uma 1 hora e 40 minutos mais tarde.

O engenheiro mecatrônico Eduardo Rimoli, colega de Anderson, diz já ter feito muitas observações a olho nu em oito anos com a ajuda do site. "Consegui ver satélites artificiais como o próprio Hubble, a MIR, estação russa que já foi derrubada, a ISS, estação espacial internacional, e outros de menor magnitude", diz.

Com a astronomia como hobby, Eduardo aproveita as ocasiões que passam despercebidas para a maioria da população. "Normalmente as pessoas não acreditam ser possível visualizar objetos tão pequenos de tão longe, mas a oportunidade está quando o Sol já se pôs na região em que se observa, mas continua iluminando objetos mais altos", explica.

Os internauta Anderson Oltremari e Eduardo Rimoli, de Campinas (SP), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra