PUBLICIDADE

Trio de astronautas volta hoje para a Terra após 6 meses no espaço

10 set 2013 - 08h11
(atualizado às 08h46)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Os membros da Expedi&ccedil;&atilde;o 35 - Chris Cassidy (esq.), Pavel Vinogradov (centro) e Alexander Misurkin (dir.) - antes de embarcar na nave Soyuz que foi lan&ccedil;ada em dire&ccedil;&atilde;o &agrave; Esta&ccedil;&atilde;o Espacial Internacional&nbsp;em mar&ccedil;o</p>
Os membros da Expedição 35 - Chris Cassidy (esq.), Pavel Vinogradov (centro) e Alexander Misurkin (dir.) - antes de embarcar na nave Soyuz que foi lançada em direção à Estação Espacial Internacional em março
Foto: Carla Cioffi/Nasa / Divulgação

A Expedição 36 - atual missão de longa permanência na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) - chega ao fim nesta terça-feira com a volta à Terra de metade da tripulação. O comandante russo Pavel Vinogradov cumpriu a tradicional troca de comando ao engenheiro de voo Fyodor Yurchikhin, compatriota que vai liderar a Expedição 37 quando terminar oficialmente a missão que teve início em 14 de maio de 2013. Três astronautas - além de Vinogradov, também voltam Chris Cassidy e Alexander Misurkin, que chegaram à ISS em março - deixam a estação na noite de hoje.

Além do novo comandante, os engenheiros de voo Karen Nyberg, dos Estados Unidos, e Luca Parmitano, da Itália, permanecem na ISS. Os três atuais tripulantes estão orbitando a Terra desde 28 de maio, e devem deixar o espaço em novembro. À Expedição 37 se somam o americano Mike Hopkins e os russo Oleg Kotov e Sergey Ryazanskiy, que devem chegar em 25 de setembro.

Os três astronautas devem aterrissar algumas horas depois de deixar a Estação Espacial Internacional: o horário previsto para a chegada à Terra é 22h58, ou 8h58 de quarta-feira no horário do Cazaquistão, onde devem chegar e de onde também partiram, a bordo de uma nave Soyuz TMA-08M lançada do Cosmódromo de Baikonur. A nave russa Soyuz é o único meio de transporte de astronautas à ISS desde que o uso das naves americanas foi encerrado.

A ISS é um projeto que conta com a participação 16 países e tem um custo estimado em US$ 100 bilhões.

De chuva de meteoros a gêmea solar, veja fotos do espaço em agosto

Espaço:
Passar seis meses no espaço é desafio para o corpo humano
Gravidade zero:
Veja alguns dos efeitos que a falta de gravidade exerce no corpo
55 anos:
Da Guerra Fria à cooperação internacional: Corrida Espacial completa 55 anos
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade