Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Espaço

Telescópio faz novo registro de imenso aglomerado de estrelas

10 jan 2013 - 16h29
Compartilhar
Exibir comentários

O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) divulgou nesta quinta-feira uma nova imagem do aglomerado globular 47 Tucanae feita pelo telescópio Vista. O registro pode ajudar a entender como esses enormes grupos de estrelas se formam.

Telescópio Vista, que fica no Chile, fez novo registro de aglomerado de estrelas
Telescópio Vista, que fica no Chile, fez novo registro de aglomerado de estrelas
Foto: ESO / Divulgação

Os aglomerados globulares são agrupamentos esféricos de imensas estrelas que orbitam os núcleos das galáxias - assim como luas orbitam um planeta. O 47 Tucanae está a cerca de 15 mil anos-luz da Terra e possui muitas estrelas que formam sistemas considerados "estranhos" e "interessantes" pelo ESO.

Ele tem 120 anos-luz de dimensão - é tão grande que, mesmo a essa distância, ele tem o tamanho aparente da Lua Cheia no nosso céu. Entre os estranhos objetos do aglomerado, estão fontes de raios-x, estrelas vampiras (que absorvem massa de uma companheira) e pequenos objetos chamados de pulsares de milissegundo (os restos de estrelas mortas e que giram em velocidades altíssimas). Chamam a atenção na imagem diversas estrelas vermelhas.

Curiosamente, o Vista trabalha atualmente registrando as Nuvens de Magalhães - duas galáxias próximas da Via Láctea. Contudo, como o aglomerado estava na frente da Pequena Nuvem, acabou registrado durante o rastreio.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade