PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Plataforma usada no lançamento das missões Apollo 8 e 11 será destruída

A plataforma Mobile Launch Platform-3 foi usada nos lançamentos das missões Apollo 8 e 11, e do ônibus espacial Challenger, e será demolida em algumas semanas

9 mai 2023 - 18h24
(atualizado em 10/5/2023 às 09h15)
Compartilhar
Exibir comentários

A plataforma Mobile Launch Platform-3 (ou MLP-3), usada para o lançamento de missões espaciais históricas, vai ser destruída em breve. Também conhecida como Mobile Launcher-1 (ML-1), ela foi uma estrutura usada para lançar diferentes missões, como as Apollo 8 e 11, e vai sofrer demolição em duas semanas.

O destino da estrutura foi revelado por John Giles, gerente de operações de engenharia de guindastes transportadores e outros equipamentos de grande porte no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Segundo ele, a MLP-3 foi removida do Prédio de Montagem de Veículos (VAB) e levada para um local próximo, ainda no Centro.

Ela deve ser demolida por uma empresa contratada. "No momento, eles estão passando pelo processo de coletar amostras de tudo e garantir que não há compostos químicos perigosos a bordo, antes de começarem o processo", explicou.

Foto: NASA / Canaltech

O local em que a plataforma estava era um indicativo do que estava por vir: ela ficou no mesmo lugar em que a plataforma Mobile Launch Platform-2, usada nos lançamentos da Apollo 14 e do ônibus espacial Challenger, esteve até sua demolição, no ano passado; na época, a MLP-3 estava no interior do VAB. "Foi um processo simples, ficamos sem espaço", disse Giles, em referência ao motivo da demolição.

Apesar de não ter anunciado os planos dar um fim à plataforma, a NASA antes verificou se havia a possibilidade de deixá-la exposta no Complexo de Visitação do Centro Espacial Kennedy, como uma atração turística para turistas que estiverem por lá; contudo, a ideia não avançou. "Foi concluído que ela não é segura, há lugares demais para as pessoas se machuarem", observou Giles.

A MLP-3 foi usada para o primeiro voo do foguete Saturn V, em 1967. Além das missões do programa Apollo, a plataforma serviu também para diferentes lançamentos, como aqueles da estação espacial Skylab e da missão Apollo-Soyuz. Depois, ela foi modificada para ser usada com os ônibus espaciais e abrigou mais de 30 lançamentos — entre eles, está o do ônibus espacial Atlantis, em 2011.

Fonte: collectSPACE

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade