NASA revela instalações que "imitam" Marte na Terra para experimentos
A NASA revelou as instalações de um novo habitat que simula Marte, no qual equipes de voluntários vão permanecer ao longo de um ano durante um experimento
A NASA revelou na terça-feira (11) as instalações do projeto Crew Health and Performance Exploration Analog (CHAPEA), que imitam um habitat em Marte. Produzidas por impressão 3D, elas serão a "casa" de voluntários que vão ficar por lá durante um ano, para ajudar a agência espacial a entender os efeitos do isolamento de longa duração no corpo humano.
- Esses são alguns dos desafios que aguardam os primeiros astronautas em Marte
- Qual o lugar mais longe que humanos já alcançaram no espaço?
A equipe ficará em Mars Dune Alpha, um ambiente de 160 metros quadrados. Ali, há dois banheiros, uma fazenda vertical para a produção de verduras, um local para cuidados médicos, um ambiente para relaxamento com videogames e algumas estações de trabalho.
Eles podem sair de lá através de uma câmara pressurizada, que os leva para uma área "externa" coberta por areia vermelha, imitando o ambiente de Marte. Claro, tudo isso foi criado em um hangar da NASA em Houston, nos Estados Unidos, mas os pesquisadores da agência espacial tentaram tornar o local o mais realista possível.
No lado externo, há itens dispersos na areia que os astronautas em missões em Marte provavelmente iriam usar, como uma estação meteorológica e uma pequena estufa. O ambiente conta ainda com uma esteira e cabos, que os membros vão usar para simular caminhadas na gravidade marciana, menor que a da Terra. "Nós não podemos deixá-los andando em círculos por seis horas", brincou Suzanne Bell, líder do Laboratório de Saúde e Performance Governamental da NASA.
Os quatro membros da primeira equipe do experimento, ainda não revelados, vão chegar em junho. Enquanto estiverem por lá, a NASA vai monitorar a saúde física e mental deles e vai testar como se saem em situações estressantes, como falhas em equipamentos ou restrições na disponibilidade de água.
Bell acrescentou ainda que o teste é realmente extremo. "Você está pedindo para indivíduos viverem e trabalharem juntos por um período de mais de um ano. Eles vão não apenas ter que se dar bem, mas também vão ter que mostrar boa performance juntos", disse ela.
Fonte: NASA, The Guardian
Trending no Canaltech:
- Matéria escura distorce luz antiga do Big Bang e confirma teoria de Einstein
- Crítica Fome de Sucesso | Filme traz boa análise social ainda que com erros
- Vacina da AstraZeneca contra covid-19 tem produção suspensa no Brasil
- 7 piadas que envelheceram mal em Friends
- Fim da HBO Max! Streaming sucessor ganha data de estreia
- Quais celulares Samsung vão receber funções de câmera do Galaxy S23?