PUBLICIDADE

China lança segundo módulo de sua estação espacial

Wentian pesa 23 toneladas, tem laboratórios e escotilha para caminhadas espaciais e permitirá dobrar o número de tripulantes a bordo da Tianhe

25 jul 2022 - 12h33
(atualizado às 15h12)
Compartilhar
Exibir comentários

A China lançou neste domingo (23) o segundo módulo da estação espacial Tiangong. O laboratório Wentian pesa 23 toneladas e foi enviado à órbita por um foguete Longa Marcha 5B, que decolou do centro espacial de Hainan às 3h22 (horário de Brasília).

Foto: Shujianyang (CC-BY-SA 4.0) / Canaltech

Além de um laboratório equipado para experimentos em biologia, o Wentian contém mais uma escotilha que servirá de ponto de partida para caminhadas espaciais e mais três "camas" para os taikonautas, o que permitirá elevar a tripulação da Tiangong para seis ocupantes.

O terceiro e último módulo da Tiangong, chamado Mengtian, será lançado em outubro, também por um Longa Marcha 5B. Com isso a China completará a construção de sua estação espacial, apenas um ano e seis meses após o lançamento do módulo inicial.

Atualmente a estação é ocupada por Chen Dong, Liu Yang e Cai Xuzhe, tripulantes da missão Shenzhou-14, que decolou em 5 de junho.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade