PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Céu de junho | Marte, Vênus e Lua se encontram neste mês

Durante o mês de junho, os planetas Vênus e Marte se encontrarão com a Lua e o solstício dará início astronômico ao inverno

1 jun 2023 - 20h10
(atualizado em 2/6/2023 às 10h22)
Compartilhar
Exibir comentários

Junho não vai trazer muitos eventos astronômicos marcantes para observações a olho nu, mas vai haver algumas boas oportunidades para apreciar alinhamentos planetários. Além disso, é o mês do solstício de inverno, uma data importante para a astronomia que vai nos dar o dia mais curto e a noite mais longa do ano.

Eventos astronômicos de junho

Um dos principais astros do mês é o planeta Vênus, que vai estar em seu maior alongamento durante o mês. Isso significa que sua distância em relação ao Sol vai ser a maior possível e, portanto, é o melhor momento para observá-lo.

Outro destaque é o alinhamento entre planetas, mas vai ser necessário um pouco de planejamento e pelo menos um par de binóculos para observá-lo.

Veja abaixo os eventos celestes que poderemos conferir em junho:

Marte e o Aglomerado da Colmeia (02/06)

Já no comecinho do mês, na noite de 2 de junho, Marte vai passar pelo aglomerado estelar Beehive, ou Aglomerado da Colmeia. Ele abriga cerca de mil estrelas e fica a pouco menos de 600 anos-luz da Terra e aparece na constelação de Câncer, o Caranguejo.

Foto: Kendall Hoopes/Pexels / Canaltech

O trânsito acontecerá a partir das 18h15, na direção noroeste, onde você vai encontrar o ponto luminoso avermelhado. Para observar o aglomerado com mais detalhes, recomenda-se o uso de ao menos um par de binóculos. Para os astrofotógrafos, será uma boa oportunidade de capturar uma foto interessante.

Além disso, o planeta Vênus estará bem abaixo de Marte, quase roubando a cena. Ali, nessa mesma região, os dois planetas começarão uma aproximação noite após noite, que vale a pena acompanhar.

Vênus em seu maior alongamento (4/06)

O alongamento de um planeta acontece quando ele se encontra no maior distanciamento do Sol permitido pela sua órbita. Isso sempre significa que poderemos observá-lo melhor, ainda mais no caso de Vênus, que vai aparecer brilhante no céu durante todo o mês.

Se quiser encontrar Vênus em seu melhor momento para observá-lo, você não vai ter nenhuma dificuldade, mesmo que nunca tenha diferenciado planetas de estrelas: ele vai aparecer à noite, na direção do por do Sol, e vai ser disparado o objeto mais brilhante do céu.

Conjunção da Lua, Marte e Vênus (21/06)

Como dito acima, Marte e Vênus se aproximam e, no dia 21, vão fazer um encontro com a Lua. Separe um tempo no seu fim de dia para apreciar a vista celeste a nordeste.

Os corpos celestes vão se encontrar já no início da noite, por volta das 18h20. Eles vão permanecer próximos durante as noites seguintes, com a Lua se afastando gradualmente.

Solstício de inverno (21/06)

Por fim, no mesmo dia da conjunção descrita acima, vai ocorrer também o solstício de junho. O evento inicia às 11h58 do dia 21 e marca o início do inverno no hemisfério Sul, enquanto o hemisfério Norte celebra a chegada do verão.

Nessa data a noite vai chegar mais cedo em nosso hemisfério, então teremos o dia mais curto do ano.

Fases da Lua em junho de 2023

Confira o calendário lunar de junho e saiba quando começa cada fase da Lua neste mês:

  • 4 de junho, às 00h43: Lua Cheia
  • 10 de junho, às 16h32: Lua Minguante
  • 18 de junho, às 01h39: Lua Nova
  • 26 de junho, às 04h51: Lua Crescente

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade