Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Disney recria Gênio de Robin Williams sem usar voz gerada por IA; veja como

Animação "Era uma vez um estúdio" celebra os 100 anos da Disney reunindo os personagens mais icônicos da história

17 out 2023 - 12h19
Compartilhar
Exibir comentários
Gênio de Robin William retornou para Once Upon a Studio, da Disney
Gênio de Robin William retornou para Once Upon a Studio, da Disney
Foto: Estúdios de animação Walt Disney

A animação "Era uma vez um estúdio" celebra os 100 anos da Disney reunindo os personagens mais icônicos da história da marca. Branca de Neve, Peter Pan e o Gênio de Aladdin foram algumas das mais de 500 figuras lembradas no desenho, que homenageou o ator Robin Willians usando sua voz para dublar o Gênio — sem o uso de inteligência artificial (IA). 

A Disney queria que as vozes dos personagens homenageados no curta soassem o mais autêntico possível. Mas como criar a voz de Williams sem recorrer ao uso da controversa inteligência artificial? A resposta estava no "Cofre da Disney".

Muitas cenas não utilizadas das sessões de gravação de Robin Williams para Aladdin, do início dos anos 1990, foram suficientes para incorporar o Gênio em uma cena de "Era uma vez um estúdio". 

Mas Disney teve que obter permissão de seu espólio para usá-los. Os diretores da animação, Dan Abraham e Trent Correy, abordaram o espólio de Williams. 

"Tenho testemunhado como várias pessoas treinam esses modelos para recriar atores que não podem dar autorização, como meu pai", diss
"Tenho testemunhado como várias pessoas treinam esses modelos para recriar atores que não podem dar autorização, como meu pai", diss
Foto: Youtube/Top10mais / Flipar

"Temos um curta muito especial que estamos fazendo. Robin, como o gênio, significa muito para tantas pessoas e adoraríamos envolvê-lo. Então Dan ouviu os trechos da gravação original e encontrou aqueles pequenos trechos que poderíamos usar. Voltamos para a propriedade e dissemos: 'É isso que esperamos fazer", disse Correy em entrevista à Variety.

Felizmente, a propriedade do espólio do ator concordou e o Gênio aparece em toda a sua glória, soando exatamente como em 1992.

Nos anos 90, muitos brinquedos do “Talking Genie” Aladdin foram recolhidos, pois usavam a voz de Robin Williams sem sua permissão.

O ator deixou explícito que não queria que sua voz fosse usada em nenhum produto relacionado a Aladdin, apenas no filme.Por causa disso, a Disney o substituiu por Dan Castellaneta, dos Simpsons, no filme O Retorno de Jafar. 

Após um eventual pedido público de desculpas da Disney, Williams retornou para Aladdin e o Rei dos Ladrões, de 1996. 

O ator e comediante norte-americano Robin Williams morreu em agosto de 2014. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade