Cometa 3I/ATLAS: astrônomo do Observatório Nacional acalma a população após matérias sensacionalistas na internet
Corpo celeste está visitando o Sistema Solar, mas muitas manchetes e publicações na internet causam caos na população
O astrônomo do Observatório Nacional Dr. Jorge Márcio Carvano falou sobre os mistérios do popular cometa 3I/ATLAS, o viajante que está de passagem pelo Sistema Solar e vem intrigando diversos cientistas por conta de sua composição única que revela mais sobre outras partes do universo. Entre várias informações que Carvano explica, o astrônomo também fala sobre a importância de pegar informações de sites e fontes confiáveis em meio a uma enchente de manchetes e publicações sensacionalistas na internet.
Carvano explica que o cometa é fascinante e que merece toda a atenção que está recebendo e que o sensacionalismo é esperado, ainda mais no tempo que vivemos "em que cada segundo de atenção nas redes sociais é disputado por pessoas e robôs em busca de cliques".
O astrônomo também explica o motivo desse sensacionalismo acontecer, apontando dois fatores. A primeira delas é que os artigos e estudos sobre o cometa são publicados e disponibilizado em fóruns em tempo real, o que não dá tempo para uma revisão mais minuciosa por parte de outros profissionais. Desse modo, a população também tem acesso e tanto robôs quanto leitores pegam essas informações, às vezes sem nenhum conhecimento do que se trata, e republicam sem contextualização, gerando diversas republicações na internet.
O segundo fator vai para um pequeno grupo de cientistas e criadores de conteúdo que acreditam que o cometa possa ser um visitante de outra sociedade inteligente. Em outras palavras, um alienígena, ou então uma ...
Matérias relacionadas
Um pesquisador tem a solução para aumentar a natalidade: limpar nosso sêmen de microplásticos
O mal da rede social: até a inteligência artificial pode ficar com "brain rot", diz estudo