Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Clima

Eventos paralelos são alternativa para não credenciados na Rio+20

7 jun 2012 - 11h57
Compartilhar

Entre os dias 13 e 22 de junho, o Rio de Janeiro sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, também chamada de Rio+20. Organizada pelo governo brasileiro, em parceria com a ONU, a conferência aquece a discussão sobre a consciência ambiental no mundo inteiro e marca os 20 anos da Eco 92.

Na atividade "gol de bicicleta", torcedores de quatro times de futebol do Rio tentam ganhar uma disputa de quem produz mais energia pedalando
Na atividade "gol de bicicleta", torcedores de quatro times de futebol do Rio tentam ganhar uma disputa de quem produz mais energia pedalando
Foto: Giuliander Carpes / Terra

A participação nos eventos oficiais da conferência é restrita a pessoas ligadas a governos e organizações da sociedade civil como ONGs, chamados de major groups, que precisam estar cadastrados junto ao Conselho Social e Econômico das Nações Unidas (Ecosoc). "Não é possível a participação de indivíduos na Rio+20, apenas de Estados ou organizações. Mas pensando nessas pessoas, existem vários eventos paralelos, como a Cúpula dos Povos, que irão ocorrer ao mesmo tempo em que a conferência", afirma Gustavo Barreto, assessor de comunicação da Unic Rio, o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil.

A Cúpula do Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental acontece entre os dias 15 e 23 de junho, no Aterro do Flamengo. Durante o evento, diversas organizações e movimentos sociais irão se reunir para discutir as questões ambientais e sociais da atualidade. Para a gestora ambiental Julia Dávila, que participará da Rio+20 pela ONG Viração, de São Paulo, eventos como a Cúpula dos Povos são a forma encontrada pela sociedade de se posicionar sobre a questão ambiental, sendo uma prova do descontentamento e descrença com o que vem sendo feito por órgãos oficiais como a ONU.

"Na teoria, a sociedade civil teria um espaço dentro das negociações oficiais. Mas tem gente que não acredita mais nesse processo, e a sociedade quer mostrar a sua opinião em eventos como a Cúpula dos Povos", afirma. No entanto, ela ressalta a importância dos dois eventos. "Tanto a Cúpula dos Povos quanto a Rio+20 têm sua relevância: enquanto a última é o evento oficial, a primeira é o meio pela qual a sociedade vai se mostrar, com a presença em peso da sociedade civil, que não acredita no evento oficial e está fazendo a sua própria conferência", declara.

Julia acredita que o ideal seria que qualquer pessoa pudesse participar da Rio+20, mas diz que o espaço na conferência é limitado até mesmo para quem está credenciado. "Nós temos um tempo curto de fala, e grande parte da programação têm a participação apenas de chefes de Estado. É a restrição da restrição", resume.

ONG fará cobertura virtual

Também pela Viração - ONG voltada para a educomunicação, campo que propõe uma leitura crítica dos meios de comunicação -, Julia participa da campanha Rio+Você, braço nacional de um projeto que levará cerca de 100 jovens do mundo inteiro para fazer a cobertura virtual da conferência pelo site

site da campanha

.

Jovens de até 30 anos vão ter acesso à Rio+20 e aos eventos paralelos, como a Cúpula dos Povos, mostrando o que acontece nesses eventos a partir de diferentes olhares. Para ela, o momento é ideal para eles pensarem no que podem fazer sobre o futuro, em relação ao que ocorre no mundo e até mesmo nos problemas de sua cidade. "A gente quer que eles aproveitem o momento: não é apenas uma reunião de líderes mundiais, é a nossa reunião, é o momento do jovem olhar para o futuro, de a gente falar o que quer para esse futuro¿, ressalta.

Quem não faz parte de nenhum dos major groups também pode enviar sua mensagem para o site O Futuro que Nós Queremos , organizado pelo ONU e pelo qual "todas as pessoas podem entrar e enviar fotos ou mensagens, que serão expostas durante a conferência", explica o assessor de comunicação da Unic Rio.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra