Cientistas registram intensa diminuição de água na Índia
Cientistas da Nasa, agência espacial americana, utilizaram dados do satélite Grace para descobrir que o nível dos lençois freáticos de água da Índia sofreu uma diminuição de 33 cm por ano na última década. O volume de água, conforme o estudo, é suficiente para encher por três vezes o lago Mead, maior reservatório artificial dos Estados Unidos.
A pesquisa foi realizada por uma equipe de cientistas liderada por Matt Rodell, do Goddard Space Flight Center. Os dados mostram que mais de 108 km³ de água desapareceu entre 2002 e 2008 dos aquíferos nos arredores de Haryana, Punjab, Rajasthan e de uma região de Nova Délhi. A perda pode ser provocada quase inteiramente pel atividade humana.
Os especialistas descobriram que a água está sendo bombeada e consumida para atividades de irrigação e cultivo em ritmo acelerado, prejudicando o processo natural de reabastecimento dos aquíferos, que é mais lento. O estudo também foi divulgado na edição desta quarta-feira da revista científica Nature.