Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bosque da Ciência: opção de passeio ecológico em Manaus

12 jan 2012 - 08h59
Compartilhar

Com 15 anos de existência, o Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) vem se consolidando como um dos principais pontos turísticos da cidade de Manaus (AM). A expectativa para o atual período de férias é que 10 mil pessoas passem pelo local.

Segundo o Inpa, o bosque possui uma área de aproximadamente 130 mil m². As trilhas que dão acesso às atrações oferecem ao visitante informações sobre a fauna, flora e os ecossistemas amazônicos.

Um dos projetos que trabalha a educação ambiental no local é o Circuito da Ciência, onde todos os meses participam cerca de 350 estudantes de escolas públicas e municipais da cidade, somando anualmente cerca de 80 mil crianças e jovens visitando o espaço.

Segundo o coordenador do projeto e do Bosque, Jorge Lobato, essas atividades aproximam a sociedade ao conhecimento procedente de resultados dos estudos desenvolvidos pelo instituto. "O bosque vem se consolidando como um instrumento importante, onde é feito esse processo de difusão cientifica", aponta.

Um dos pontos de maior interesse do bosque é a Ilha da Tanimbuca, que aborda o tema conservação ambiental. Na atração, o visitante pode encontrar uma calha e um espelho d'água com vários peixes e alguns quelônios da região. Há ainda a tanimbuca (Buchenavea huberii), uma árvore com mais de 600 anos.

Outro destaque é a Casa da Ciência, um centro de exposições inaugurado em maio de 1993. O objetivo do espaço é permitir uma visão mais próxima e interativa das pesquisas realizadas no instituto que podem interferir no dia a dia das pessoas.

Quem visitar o local poderá ver também os viveiros de ariranhas e jacarés, condomínio de abelhas, casa da madeira, além do recanto dos inajás, local composto por uma vegetação de palmeiras conhecidas como inajás (Maximiliana maripa), com pequeno lago artificial, onde vivem os poraquês e plantas aquáticas pesquisados no Inpa.

O bosque possui ainda em sua dependência o Paiol da Cultura que referencia o papel do Artista Amazonense. Durante a primeira quinzena de janeiro está em cartaz a exposição "Do lixo o luxo", com peças feitas a partir de materiais reciclados.

Serviço

O bosque da Ciência fica localizado na avenida Otávio Cabral, Petrópolis, zona centro-sul de Manaus. Nas férias, a visitação é feita de segunda a segunda das 9h às 17h.

O valor da entrada é de R$ 5 para público em geral e crianças até 10 anos não pagam. Visitas de grupos escolares devem ser agendadas com antecedência.

Para mais informações entre em contato pelos telefones (092) 3643-3192 / 3643-3312 e 3643-3293.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra