Script = https://s1.trrsf.com/update-1742411713/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Asteroide poderá atingir Lua em vez da Terra, aponta estudo

Nasa disse que 2024 YR4 tem chance de colidir com Terra em 2032

17 fev 2025 - 13h22
(atualizado às 13h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Um estudo realizado pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, indicou que o asteroide 2024 YR4, que segundo a Nasa tem 2,3% de chance de atingir a Terra em 22 de dezembro de 2032, poderá colidir com a Lua.

    Os cálculos realizados pelo especialista Dadid Rankin, do projeto Catalina Sky Survey, apontaram que a probabilidade de o asteroide bater no satélite natural da Terra é de 0,3%.

    Caso isso aconteça, a colisão não representaria um risco para o planeta e seria claramente visível da Terra. O impacto produziria uma cratera na Lua com cerca de dois quilômetros de diâmetro, bem menor em comparação com a Bacia do Polo Sul-Aitken, que tem 2,4 mil quilômetros.

    "Há uma possibilidade de que o impacto possa ejetar material em direção à Terra, mas duvido muito que isso represente uma ameaça séria", disse Rankin ao site New Scientist, acrescentando que os detritos poderão queimar no contato com a atmosfera terrestre.

    O 2024 YR4 foi observado apenas com a utilização de telescópios terrestres, o que torna as estimativas de seu tamanho e composição ainda imprecisas. O primeiro ciclo de observações está previsto para o início de março, quando o asteroide estará no máximo de sua visibilidade.

    O asteroide pode ter 40 metros e refletir muita luz ou ter 90 metros e refletir pouca luz. Por outro lado, o potente telescópio espacial James Webb é capaz de fornecer dados mais precisos ao analisar os raios em infravermelho refletidos pelo corpo celeste. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade