Asteroide poderá atingir Lua em vez da Terra, aponta estudo
Nasa disse que 2024 YR4 tem chance de colidir com Terra em 2032
Um estudo realizado pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, indicou que o asteroide 2024 YR4, que segundo a Nasa tem 2,3% de chance de atingir a Terra em 22 de dezembro de 2032, poderá colidir com a Lua.
Os cálculos realizados pelo especialista Dadid Rankin, do projeto Catalina Sky Survey, apontaram que a probabilidade de o asteroide bater no satélite natural da Terra é de 0,3%.
Caso isso aconteça, a colisão não representaria um risco para o planeta e seria claramente visível da Terra. O impacto produziria uma cratera na Lua com cerca de dois quilômetros de diâmetro, bem menor em comparação com a Bacia do Polo Sul-Aitken, que tem 2,4 mil quilômetros.
"Há uma possibilidade de que o impacto possa ejetar material em direção à Terra, mas duvido muito que isso represente uma ameaça séria", disse Rankin ao site New Scientist, acrescentando que os detritos poderão queimar no contato com a atmosfera terrestre.
O 2024 YR4 foi observado apenas com a utilização de telescópios terrestres, o que torna as estimativas de seu tamanho e composição ainda imprecisas. O primeiro ciclo de observações está previsto para o início de março, quando o asteroide estará no máximo de sua visibilidade.
O asteroide pode ter 40 metros e refletir muita luz ou ter 90 metros e refletir pouca luz. Por outro lado, o potente telescópio espacial James Webb é capaz de fornecer dados mais precisos ao analisar os raios em infravermelho refletidos pelo corpo celeste. .