Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aliança ambiental protesta contra falta de acordo na COP-15

18 dez 2009 - 15h58
(atualizado às 16h25)
Compartilhar

Membros da coalização TckTckTck, uma aliança de organizações ambientalistas, criticou nesta sexta-feira os países reunidos no último dia da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, na Dinamarca, por não terem obtido ainda um acordo eficaz na luta contra as mudanças climáticas. Durante protesto em Copenhague, batizado de "Vergonha Climática" ("Climate Shame", em inglês), os ativistas utilizaram cartazes e máscaras de alguns políticos, como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e da França, Nicolas Sarkozy.

Manifestação batizada de "Vergonha Climática" protestou contra a demora para as nações assinarem o acordo para frear o aquecimento
Manifestação batizada de "Vergonha Climática" protestou contra a demora para as nações assinarem o acordo para frear o aquecimento
Foto: AFP

A TckTckTck é composta por 15 milhões de pessoas em todo o mundo. De olho em um consenso, os líderes mundiais iniciaram nesta sexta uma tentativa desesperada de salvar o pacto para reverter o aquecimento global, mas algumas nações admitiram que alguns pontos estariam além do necessário.

As negociações mostraram profundas divisões entre os países ricos e pobres que acabaram por se entrincheirar em um campo de batalha sobre como reduzir as emissões de CO2 e de reunir recursos para o fundo climático. Nem a presença em Copenhague do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, parece ter dado o impulso necessário para quebrar o clima morto das conversas, já que não fez nenhuma nova oferta para relançá-las, salvo um comentário sobre a necessidade de "atuar em vez de falar".

COP-15

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, de 7 a 18 de dezembro, que abrange 192 países, se reúne em Copenhague, na Dinamarca, para a 15ª Conferência das Partes sobre o Clima, a COP-15. O objetivo é traçar um acordo global para definir o que será feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa após 2012, quando termina o primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra