Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Al Gore percorre mundo virtual para falar sobre aquecimento

15 set 2011 - 17h09
(atualizado às 20h01)
Compartilhar

Passados cinco anos desde o lançamento do documentário Uma Verdade Inconveniente, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore levou nesta quinta-feira sua campanha sobre a mudança climática para a internet, com um percurso virtual por 24 cidades do mundo em 24 horas. O projeto "24 horas de realidade", que pode ser visto ao vivo no site climaterealityproject.org, começou às 21h (de Brasilia) de quarta-feira com um programa de uma hora na Cidade do México.

Em 20 de abril de 2010, uma explosão na plataforma Deepwater Horizon, da empresa British Petroleum (BP), no Golfo do México, impactou na vida marinha, nos habitats costeiros e na vida de pessoas que vivem em comunidades litorâneas
Em 20 de abril de 2010, uma explosão na plataforma Deepwater Horizon, da empresa British Petroleum (BP), no Golfo do México, impactou na vida marinha, nos habitats costeiros e na vida de pessoas que vivem em comunidades litorâneas
Foto: Getty Images

Desde então, e até as 14h (de Brasília), o site tinha recebido mais de 3,5 milhões de visitas no mundo todo, segundo disse à Agência Efe a presidente do projeto, Maggie Fox. "Queríamos transmitir o conceito que em um dia, um córrego pode se transformar em um rio. A mudança climática pode nos afetar em apenas 24 horas. Por isso dividimos um dia a partir de 24 zonas horárias", afirmou Maggie por telefone.

Rio de Janeiro, Londres, Istambul, Dubai, Nova Délhi, Jacarta, Pequim e Canberra são algumas das cidades que conhecerão os efeitos que a mudança climática teve em seus respectivos países, antes que o percurso se encerre às 20h (de Brasília) desta quinta-feira em Nova York, em um programa apresentado pelo próprio Al Gore. Não é a primeira vez que o Nobel da Paz e ex-candidato à presidência dos EUA decide conscientizar o mundo sobre os efeitos do aquecimento global, tendo o feito antes em 2006, com o seu documentário vencedor do Oscar, Uma Verdade Inconveniente.

A presidente do projeto explica que político voltou a falar do assunto porque "o mundo segue sem aceitar o desafio do clima, e ainda existe uma poderosa cultura da negação".

Em entrevista ao jornal Washington Post nesta quinta-feira, Al Gore citou as inundações do ano passado no Paquistão, as deste ano na Austrália, e a seca e os incêndios na Rússia. "Essa é a realidade na qual temos que nos estabilizar. Esta apresentação é uma tese científica contra os obsoletos argumentos dos que negam", ressaltou.

"24 horas de realidade" é o primeiro de uma série de eventos trimestrais, todos eles organizados pelo projeto "Climate Reality" de Al Gore, pensados para serem divulgados por usuários de redes sociais como Twitter e Facebook, onde a iniciativa conta com dezenas de milhares de seguidores. O próximo projeto está previsto para fevereiro de 2008, e tratará o problema do derretimento das geleiras na Antártica, antecipou Maggie Fox.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra