Acabamos de medir o raio mais longo já registrado na Terra: 829 quilômetros de descarga elétrica espetacular
O raio percorreu cerca de 829 quilômetros, superando o recorde anterior em mais de 60 km.
Um raio é uma descarga elétrica intensa que percorre a distância entre as nuvens e a superfície da Terra em uma fração de segundo, uma distância que pode chegar a vários quilômetros. No entanto, um raio pode percorrer distâncias algumas ordens de magnitude maiores. E este é um desses casos.
O raio mais longo
A Organização Meteorológica Mundial confirmou a observação do raio mais longo já registrado. A descarga elétrica percorreu uma distância de 829 quilômetros, com uma margem de erro de cerca de 8 km. Para se ter uma ideia, essa é aproximadamente a distância entre Barcelona e Sevilha em linha reta.
Embora a validação pelo Escritório Meteorológico das Nações Unidas tenha ocorrido nesta quinta-feira, o evento ocorreu há quase oito anos, em outubro de 2017, nos Estados Unidos.
As Grandes Planícies
O raio, com suas ramificações, atingiu os céus de cinco estados nas regiões central e sul dos Estados Unidos. Sua trajetória começou no leste do Texas e terminou perto de Kansas City, Missouri. Sua trajetória e ramificações também o levaram pelo Arkansas, Kansas e Oklahoma.
A região das Grandes Planícies, onde o raio atingiu o planeta, também é conhecida como " Beco dos Tornados" . Segundo a OMM, essa área se destaca por ser uma das "áreas mais ativas para tempestades conhecidas como sistemas convectivos de mesoescala", o que também a torna um local ideal para a formação desses eventos de "mega-relâmpagos".
Em 61 km
Segundo a OMM, o novo recorde supera o recorde anterior em 61...
Matérias relacionadas
A China vai ressuscitar um sismógrafo lendário: os oito dragões que detectam terremotos
Casais de homens gays estão mais próximos de terem filhos sem um óvulo