A indústria de bebidas começa uma nova corrida: a da cerveja sem álcool capaz de embriagar
Alguns pesquisadores do Reino Unido trabalham em bebidas sem álcool capazes de causar embriaguez
Sexta-feira. Oito da noite. Você está em um bar no centro com seus amigos e quer tomar um par de cervejas (ou talvez uns drinks) para aproveitar o fim do dia, mas só a ideia da ressaca no dia seguinte e de o álcool estragar boa parte do fim de semana já te desanima, então acaba pedindo uma cerveja sem álcool. Mais uma.
Mas… e se existisse uma IPA ou um licor sem álcool capaz de te dar aquele toque de euforia e desinibição, tudo isso sem uma gota de álcool, ressacas ou risco de desenvolver dependência? Essa é a curiosa promessa lançada por um laboratório britânico.
Em um momento delicado para a indústria de bebidas alcoólicas, marcado pela queda da demanda em mercados-chave, por uma mudança geracional clara no consumo de drinks e pelo crescente interesse por cervejas ou vinhos sem álcool, há quem já queira ir vários passos além: produzir licores e cervejas sem álcool, mas capazes de embriagar. Ou, ao menos, de dar a quem os consome aquele ponto de desinibição e euforia que se busca nas garrafas.
O nome-chave nessa corrida é o de David Nutt, neurocientista com longa experiência em pesquisa e que há décadas explora como os fármacos afetam o cérebro, a dependência e a ansiedade. Nutt reconhece que a bebida oferece certas vantagens em nível social, mas aspira a que as pessoas possam aproveitar seus drinks de forma mais segura e saudável, evitando riscos como dependência, cirrose ou comportamentos agressivos.
Convencido de que isso é possível, há anos ele cofundou a GABA Labs, ...
Matérias relacionadas