Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Celular

Hacker cria "enfeites" para a interface do Nokia N97

26 ago 2009 - 10h36
Compartilhar

O Nokia N97, que começa a ser vendido oficialmente no Brasil na próxima semana, com preço sugerido de R$ 2.399 (sem subsídios de operadora) é um aparelho bastante poderoso, mas seu sistema operacional (o SymbianOS) não é conhecido pela beleza: embora tenha um visual mais agradável que, digamos, o Windows Mobile, faltam efeitos, transições e animações que despertem admiração no usuário, como em concorrentes como iPhone OS.

» Nokia lança desafio que vai premiar vencedor com smartphone

» Chineses "clonam" novo smartphone da Nokia

» Operadoras são prejudicadas ao vender iPhone, diz pesquisa

Mas o hacker Vaibhav Sharma, do The Symbian Blog tem a solução: em apenas alguns minutos, e seguindo meia dúzia de passos, é possível modificar o software do aparelho e "enfeitá-lo" com os efeitos especiais de seu agrado, e sem gastar um tostão. O processo envolve hackear o aparelho para permitir a execução de programas não assinados pela Nokia, a instalação de um patch para a ROM (onde está o sistema operacional) e novos temas com os efeitos.

As instruções são fáceis de seguir. Porém, como envolvem a modificação do sistema operacional, podem danificar o aparelho se não forem executadas corretamente. O autor alerta, por exemplo, que os efeitos causam uma ligeira perda de desempenho nos aparelhos e podem introduzir instabilidades. Interessados podem acompanhar o guia, em inglês, em bit.ly/iXGqx

Geek
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra