Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Celular Seguro: o que fazer ao recuperar aparelho bloqueado pelo app

Novo aplicativo feito pelo Ministério da Justiça promete proteger dados das pessoas após roubo do celular

2 jan 2024 - 11h47
(atualizado às 11h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Mãos colocando dedo no ponto de identificação na tela sensível ao toque do celular, smartphone, telefone, reconhecimento digital, Touch ID
Mãos colocando dedo no ponto de identificação na tela sensível ao toque do celular, smartphone, telefone, reconhecimento digital, Touch ID
Foto: pressfoto / Freepik

A iniciativa Celular Seguro, realizada pelo governo federal, operadoras e bancos, já está disponível para celulares Android e iOS. O aplicativo bloqueia remotamente o aparelho após furto ou roubo e ajuda na hora de registrar o boletim de ocorrência. Mas e se o aparelho for recuperado? O que fazer?

A proposta dessa iniciativa é tornar o celular um “pedaço de metal inútil”. O Ministro da Justiça e Segurança Pública em exercício, Ricardo Capelli, disse em entrevista à GloboNews que não é possível apenas testar o aplicativo, uma vez que o registro de perda, roubo ou furto vai bloquear integralmente o celular.

Ou seja, não é possível realizar o desbloqueio pelo aplicativo. 

Se o usuário emitir um alerta, mas recuperar o telefone, será necessário solicitar o restabelecimento dos acessos entrando em contato com a operadora, bancos e outras empresas, como iFood e Uber

O que sabemos sobre o Celular Seguro, app contra roubo de telefones? O que sabemos sobre o Celular Seguro, app contra roubo de telefones?

Em primeiro lugar, a vítima deve ir a uma loja de sua operadora com um documento com fogo, e pedir o desbloqueio. Para cada banco, por exemplo, há um procedimento específico. 

Clientes do Itaú podem fazer o desbloqueio pelo app do banco, desbloqueando a senha e habilitando o itoken através de biometria facial. O Bradesco pede que os clientes registrem o dispositivo de segurança e uma senha de quatro dígitos. Esse procedimento pode ser realizado nos terminais de autoatendimento do banco ou nas redes 24 horas. 

Já o procedimento do Santander é de uma solicitação formal, feita pelos canais de atendimento do banco. Por fim, o Banco do Brasil informou que o desbloqueio pode ser realizado indo a uma agência.

É importante destacar que não são todas as instituições que já possuem a parceria com o projeto. Até agora, as empresas e instituições já cadastradas são: Anatel; ABR Telecom; Febraban; Banco do Brasil; Caixa Econômica Federal; Bradesco; Santander; Itaú; Banco Inter; Sicoob; XP Investimentos; Banco Safra; Banco Pan; BTG Pactual e Sicredi.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade