PUBLICIDADE

Carro novo: 5 motivos para economizar com um consórcio digital

22 out 2023 - 14h04
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil tem uma paixão inegável por carros. Assim confirmam os quase 50% da nossa população que possui um automóvel em casa. Hoje, o cenário econômico do país não está favorecendo esse desejo, mas o consórcio digital parece ser uma alternativa mais atraente no momento.

As altas taxas de juros, com a Selic acima de 13%, tornaram os financiamentos caros. A compra de um veículo, seja ele novo ou usado, passou a incentivar motoristas a procurarem soluções financeiras mais inteligentes.

Esse é o caso dos consórcios, que estão ganhando cada vez mais popularidade pelos motivos que listaremos a seguir com a ajuda do o Mycon, a primeira fintech de consórcios do Brasil. Confira!

1) Planejamento financeiro inteligente

Para muitos, comprar um veículo significa se endividar com financiamentos que consomem boa parte do orçamento. Nesse contexto, o consórcio digital surge como uma opção que possibilita a realização desse sonho sem comprometer a saúde financeira.

Em comparação com os financiamentos tradicionais, o consórcio digital pode custar até 10 vezes menos. Isso ocorre porque não há juros envolvidos, tornando o consórcio uma escolha economicamente inteligente.

Um consórcio digital pode custar até 10x menos do que financiar um carro.
Um consórcio digital pode custar até 10x menos do que financiar um carro.
Foto:  GettyImages  / Tecmundo

O reconhecimento dos consórcios vem crescendo a cada dia. Na modalidade de veículos leves, foram quase 100 mil cotas vendidas a mais nos primeiros seis meses de 2023 se comparado com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

2) Ausência de juros

Falando em juros, é válido dizer que eles representam uma das grandes desvantagens que vêm junto com os empréstimos e financiamentos convencionais. Por outro lado, os consórcios digitais não possuem taxas de juros, facilitando ainda mais a aquisição do seu carro zero.

Não há acréscimo de juros ao longo do tempo em um consórcio.
Não há acréscimo de juros ao longo do tempo em um consórcio.
Foto:  GettyImages  / Tecmundo

3) Parcelas adaptáveis ao seu orçamento

Um dos principais atrativos dos consórcios digitais é a flexibilidade de pagamento. As parcelas podem ser adaptadas ao seu orçamento, tornando a compra de um automóvel um objetivo tangível para diversas famílias brasileiras que precisam de um carro para trabalhar, levar os filhos à escola ou viajar pelo país.

Vale lembrar que a Lei 11.795 do Consórcio te dá a garantia de que o dinheiro aplicado continua sendo seu. O consórcio apenas administra a conta do grupo, mas não pode mexer nele. Além disso, o Banco Central verifica se o investimento está seguro como uma conta poupança.

4) Contemplação antes do término do consórcio

Outra vantagem de aderir a um consórcio digital é a chance de ser contemplado antes do término do plano. Esse benefício é uma realidade caso você seja sorteado(a) ou opte por dar um lance vencedor.

É possível adquirir o carro novo antes do previsto no consórcio.
É possível adquirir o carro novo antes do previsto no consórcio.
Foto:  GettyImages  / Tecmundo

Nos financiamentos tradicionais, a aquisição do carro só ocorre após o pagamento completo da compra. Isso torna o processo de aquisição mais demorado, prejudicando quem precisa ter em mãos as chaves do carro o quanto antes!

5) Processo online economiza tempo e esforço

Ao escolher um consórcio digital, você economiza não apenas dinheiro, mas também tempo e esforço. As plataformas online ajudaram na transformação digital dos consórcios a fim de garantir a oferta de um processo mais acessível e eficiente.

É possível realizar todas as etapas, desde a adesão até o acompanhamento das parcelas, com apenas alguns cliques. Para ingressar em um consórcio digital, o primeiro passo é escolher uma administradora confiável.

Após a escolha, você define o valor e o prazo que deseja para o pagamento do consórcio. Todo mês, acontecem assembleias do consórcio onde os participantes têm a chance de serem contemplados por sorteio ou por meio de lances fixos ou livres.

A contemplação fornece uma carta de crédito que pode ser usada para adquirir o veículo desejado, o que geralmente garante negociações mais vantajosas com vendedores. É importante continuar pagando as parcelas mensais até o término do contrato, a menos que haja a opção de quitação antecipada. Quando o contrato é quitado, você recebe o bem que deseja.

Ou seja, mais uma vez, podemos desfrutar de uma tecnologia que está a serviço de uma economia inteligente - nesse caso, em prol do seu sonho de ter um carro novo na garagem.

A paixão brasileira por automóveis não significa que você deve comprometer seu bem-estar financeiro para realizar esse sonho. Os consórcios digitais representam uma alternativa econômica e acessível que vale a pena conhecer.

Achou o conteúdo de hoje interessante? Aproveite para ler o artigo em que elencamos os 11 carros elétricos mais acessíveis do Brasil e continue acompanhando o TecMundo para obter insights valiosos sobre economia e tecnologia!

Tecmundo
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade