Blogueira de sucesso na web tem pequeno detalhe: ela não existe
Perfil avisa na descrição que mulher das fotos é feita por inteligência artificial; seguidores deixam elogios nos comentários
O perfil de Milla Sofia no Instagram é movimentado. Sempre que publica uma foto, seus quase 50 mil seguidores se apressam para deixar curtidas e comentários elogiando a beleza da influenciadora.
Só existe um pequeno detalhe: Milla não existe e as mulher das fotos foi criada por uma inteligência artificial (IA).
Não é a primeira vez que uma IA cria imagens realistas de pessoas. Em março, uma imagem que mostrava um suposto Papa Francisco vestindo um casaco de marca confundiu milhares de pessoas e levantou altertas sobre o uso da tecnologia.
O caso, entretanto, chama atenção porque muitos de seus fã não parecem perceber (ou se importar) que se trata de uma criação. Mesmo com a questão sendo explicada na descrição do perfil, cada foto recebe milhares de comentários com todo tipo de xaveco — inclusive de brasileiros.
"Eu sou uma garota robô de 19 anos vivendo em Helsinki. Sou uma criação de IA", diz a descrição do perfil.
Além do Instagram, Mila tem mais de 10 mil seguidores no Twitter e quase 100 mil no TikTok.
O site oficial da blogueira não informa quem é seu criador. Na mesma página, uma postagem sobre sua trajetória profissional afirma que Mila se formou na "universidade da vida".
"Ser um influenciador virtual gerado por IA não é o seu caminho educacional típico, mas deixe-me dizer, estou sempre trabalhando, aprendendo e evoluindo por meio de algoritmos sofisticados e análise de dados", diz.