PUBLICIDADE

Google, OpenAI, Microsoft e Anthropic criam órgão para debater uso de IA

O Frontier Model Forum será focado no o desenvolvimento seguro e responsável de modelos de inteligência artificial, dizem as empresas

26 jul 2023 - 10h22
(atualizado às 10h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Gigantes da tecnologia criam fórum para discutir desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial
Gigantes da tecnologia criam fórum para discutir desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial
Foto: Mojahid Mottakin/Unsplash

Google, Microsoft, OpenAI e Anthropic anunciaram nesta quarta-feira (26) a criação de um fórum para promover o desenvolvimento seguro e responsável de modelos de inteligência artificial (IA).

O Frontier Model Forum (Fórum de Modelos de Fronteira, em tradução livre) deve ajudar em pesquisas sobre como minimizar riscos e criar avaliações independentes e padronizadas de novas tecnologias desenvolvidas, segundo as empresas.

A adesão ao órgão está aberta a organizações que desenvolvam e implantem modelos inovadores, também chamados de "IA de fronteira", e demonstrem compromisso com a segurança dessas novas ferramentas.

"É vital que as empresas de IA – especialmente aquelas que trabalham nos modelos mais poderosos – se alinhem em um terreno comum e promovam práticas de segurança ponderadas e adaptáveis", diz Anna Makanju, vice-presidente de Assuntos Globais da OpenAI, empresa que desenvolveu o ChatGPT.

O fórum também se propõe a apoiar o desenvolvimento de programas que usem IA para enfrentar desafios da sociedade, como mudanças climáticas, prevenção do câncer e ameaças cibernéticas. Além disso, deve dar suporte a projetos que aumentem a transparência entre governo, empresas e sociedade em relação à segurança e riscos da inteligência artificial.

"O Frontier Model Forum desempenhará um papel vital na coordenação das melhores práticas e no compartilhamento de pesquisas sobre segurança de IA de fronteira”, afirmou Dario Amodei, CEO da Anthropic, companhia de pesquisa e segurança de IA.

O projeto deve estabelecer um Conselho Consultivo para orientar estratégias e prioridades, dentro dos próximos meses. As empresas também estabelecerão um estatuto, acordos de governança e financiamento e um conselho executivo para liderar os esforços.

"Planejamos consultar a sociedade civil e os governos nas próximas semanas sobre o projeto do Fórum e sobre formas significativas de colaboração", diz o comunicado conjunto.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade