Black Friday | Pesquisa Google lista os produtos desejados de outubro
Nova pesquisa do Google encomendada à Offerwise mostra o que 500 brasileiros das classes A/B e C querem comprar durante a Black Friday
A Black Friday está quase chegando, e, embora estejamos em meio a uma crise econômica e vários setores em momento de cautela, o mercado tem grandes expectativas. E um novo levantamento encomendado pelo Google à empresa de pesquisas Offerwise traz um panorama sobre o que os seis em cada dez brasileiros que pretendem comprar produtos na data vêm pesquisando.
- Black Friday no Canaltech: clique e não perca produtos e ofertas em destaque
- Black Friday | Eletrodomésticos e celulares são os itens com maior interesse
O estudo aconteceu durante o mês de outubro de 2022, com 500 brasileiros conectados das classes A,B e C e que declararam conhecer a Black Friday. Segundo o relatório, os consumidores vêm pesquisando consoles e jogos (86% dos respondentes), celulares (85%) e TVs (83%), além de computadores, tablets e periféricos (80%).
Veja no gráfico abaixo as principais categorias em pesquisas ativas em outubro:
Quais os produtos mais populares?
A pesquisa também abordou os consumidores sobre os itens mais cobiçados nas categorias mais populares. No caso de eletrodomésticos, os destaques são fogão e cooktop, desejados por 44% dos entrevistados, seguidos por micro-ondas (40%) e geladeira (38%). Já entre os eletroportáteis, a Airfryer fica na preferência de 56% dos brasileiros. Em seguida, vêm a batedeira, o liquidificador e o aspirador de pó, na lista de 36%.
A TV, que está entre os produtos mais desejados, especialmente por conta da chegada da Copa do Mundo. A maioria dos entrevistados da classe AB (39%) está de olho nas de tamanhos de 51 a 55 polegadas, enquanto os mais desejados pela classe C (26%) são os de 44 a 50 polegadas.
Na classe A e B, a preferência na categoria de eletrodomésticos fica para fogão e cooktop (56%), ar-condicionado (41%) e micro-ondas (34%). Já na classe C, migra para micro-ondas (43%), seguido por geladeira (42%) e pelo fogão e cooktop (39%).
Quando falamos sobre os eletroportáteis, a classe A e B prefere a Airfryer (65%), com o segundo lugar para a panela elétrica (39%) e o terceiro para o aspirador de pó (37%). Na classe C, a Airfryer também aparece como favorita (49%), seguida por grill e sanduicheira (38%); batedeira e liquidificador empataram na sequência (35%).
Com relação à Copa do Mundo do Catar, que acontece neste ano simultaneamente à Black Friday a pesquisa aponta que o evento também terá impacto nas compras: 26% dos consumidores declaram que devem comprar alimentos, 25% vão comprar bebidas, 19% pretende comprar roupas e acessórios e 17% vão investir especificamente em moda esportiva.
"O estudo traz uma notícia importante para as marcas: os consumidores já estão iniciando sua jornada de compra, e as empresas podem exercer um importante papel de ajuda nesse momento de escolha", diz Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o Varejo do Google Brasil.
"A pesquisa mostra que até metade dos consumidores ainda não definiu nada sobre os itens que pretende adquirir, como marca, modelo ou onde comprar, abrindo uma grande oportunidade para que as empresas antecipem essa conversa."
Trending no Canaltech:
- Estudantes brasileiros criam acessório que adiciona tato a prótese
- Telescópio James Webb pode ter encontrado galáxia anã e estrela supergigante
- Vagas em tecnologia | Empresas buscam programadores e estagiários em TI
- Homem "mais sujo do mundo" morre meses após tomar 1º banho em 60 anos
- Cientistas escoceses criam raio laser que só mata baratas, mas há um porém