Baidu diz que sucesso do DeepSeek inspirou empresa em iniciativa de código aberto
O grupo chinês de mecanismos de busca Baidu afirmou nesta terça-feira que o sucesso da empresa de inteligência artificial DeepSeek o inspirou a adotar um modelo de código aberto, sob o qual o código-fonte de seu próximo lançamento de chatbot de IA generativa estará disponível publicamente.
O presidente-executivo do Baidu, Robin Li, disse que a decisão de abrir o código-fonte do modelo Ernie 4.5 resultou em parte do sucesso da DeepSeek, que, segundo ele, acelerou a adoção de modelos fundamentais de IA.
No início de 2023, a Baidu se tornou uma das primeiras empresas na China a lançar um chatbot no estilo ChatGPT, alegando que o Ernie 4.0 era compatível com o GPT-4, da OpenAI.
No entanto, o Ernie teve dificuldades para ser amplamente adotado, devido à intensa concorrência, principalmente dos modelos mais recentes da DeepSeek, como o R1, lançado no mês passado.
Em resposta, a Baidu anunciou na semana passada planos para abrir o código-fonte de seus modelos de próxima geração a partir de junho e oferecer serviços premium de chatbot gratuitamente a partir de abril.
"Uma coisa que aprendemos com o DeepSeek é que o código aberto pode ajudar muito na adoção", disse Li em conferência com analistas da empresa.
"O Ernie 4.5 será o nosso melhor modelo de todos os tempos, e queremos que nossos usuários e clientes o experimentem mais facilmente do que antes. Nossa decisão de abrir o código-fonte da série Ernie 4.5 é respaldada por nossa profunda confiança em nossa liderança tecnológica."
A unidade de IA em sistemas de computação em nuvem da Baidu cresceu 26% a receita no quarto trimestre, atingindo 7,1 bilhões de iuans, impulsionada em grande parte pela IA. Em dezembro, a plataforma Ernie lidou com 1,65 bilhão de consultas e interações diárias de usuários, acima dos 600 milhões em agosto.
