As melhores universidades estão nos EUA? Não mais: até isso a China está tomando para si
A Tsinghua registrou mais patentes de IA do que MIT, Stanford, Princeton e Harvard juntas. Ela tem uma incubadora da qual já saíram 900 startups
Ao noroeste de Pequim, existe um campus universitário que não apenas é o mais prestigioso do país, como também é uma das universidades mais influentes do mundo em ciência e tecnologia, superando até instituições como MIT e Stanford. Ele se chama Tsinghua e, nela, estão sendo desenvolvidos alguns dos projetos tecnológicos mais importantes do momento.
Tsinghua funciona desde 1911, embora só em 1952 tenha se convertido em uma universidade politécnica. Entre seus ex-alunos, há figuras do porte do Prêmio Nobel de Física Chen-Ning Yang e o próprio presidente Xi Jinping.
No começo, o enfoque da Tsinghua era a formação de estudantes chineses que depois davam prosseguimento aos seus estudos nos EUA. Atualmente, esse enfoque mudou completamente. Em plena corrida da IA, há um espírito nacionalista e os alunos tendem a permanecer e desenvolver projetos em seu país de origem.
A Bloomberg reporta que a Tsinghua se equipara às melhores universidades do mundo. Segundo o ranking da US News, é a melhor do planeta em engenharia, engenharia química e engenharia eletrônica; ocupa o segundo lugar em engenharia civil e nanotecnologia; é terceira em ciência de materiais e quarta em ciências da computação.
Tsinghua também é a universidade com mais artigos sobre IA entre os 100 mais citados e lidera no registro de patentes, superando em número MIT, Stanford, Princeton e Harvard combinadas. Segundo dados da LexisNexis analisados pela Bloomberg, foram registradas 4.986 patentes sobre IA e ...
Matérias relacionadas
Se você tem um HD antigo que não usa mais, pode dar uma nova vida à sua Android TV ou Chromecast
A Valve anunciou a Steam Machine, mas a comunidade já encontrou um nome muito melhor para o console