PUBLICIDADE

Apple anuncia iOS 18, WatchOS 11 e mais novidades no WWDC 2024

Novidades foram confirmadas durante a conferência anual para desenvolvedores nesta segunda-feira (10)

10 jun 2024 - 14h27
(atualizado às 16h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação

A Apple anunciou a chegada do iOS 18 aos iPhones e outros dispositivos durante o WWDC (Worldwide Developers Conference), evento que começou nesta segunda-feira (10). Além disso, a empresa divulgou atualizações no visionOS.

A apresentação do iOS começou com as adaptações para as imagens de fundo do iPhone, possibilitando novos locais dos widgets e aplicativos na homescreen. Além disso, todos os aplicativos vão ser adaptados ao modo escuro no iPhone. Outra novidade é a mudança das cores dos aplicativos, conforme o desejo do usuário. 

O centro de controle também terá mudanças, com novos "grupos" de controle, de forma mais organizada. Todos poderão ser acessados por meio de um único deslizar de dedos. 

Também há uma nova forma de proteger aplicativos e privacidade: iOS 18 terá possibilidade de bloquear determinados aplicativos, para que outras pessoas precisem se autenticar para abri-los. Os dados são isolados da busca e de outras funcionalidades.

Apple Intelligence

A Apple anunciou a chegada da inteligência artificial (IA), chamada de Apple Inteligence, que integrará novos iPhones, iPads e Macs. A aposta é a criação de memes, planilhas e resumos usando inteligência artificial. 

A ideia é que o iOS 18 esteja integrado em todos os dispositivos e funcionalidades da Apple, em vez de ser um serviço separado.

De acordo com a empresa, a inteligência artificial será capaz de “realizar ações em seus aplicativos”, automatizando tarefas como recuperar arquivos específicos que alguém enviou, determinadas fotos e outros conteúdos (como um episódio de podcast, por exemplo).

Em relação a privacidade, a companhia destacou que os recursos de IA serão processados no próprio dispositivo para manter as informações privadas. Porém, será necessário um chip A17 Pro ou M-series para isso. 

A Apple também criou o Private Cloud e disse que os dados nunca serão armazenados nos servidores, sem a capacidade da empresa acessar os dados. A própria companhia ressaltou que especialistas independentes vão verificar se essas novidades são verdadeiras.

Siri

A Siri terá integração com o Apple Intelligence e será mais "natural", segundo a Apple. Os usuários agora vão poder digitar na Siri, o que a torna basicamente em um chatbot. Agora, basta tocar duas vezes na parte inferior da tela para digitar no Siri e alternar entre texto e voz.

Segundo a Apple, essas atualizações do Siri também chegarão ao iPad e Mac. 

A assistente pessoal também deve ganhar centenas de novos recursos em aplicativos e melhor consciência contextual. Outros recursos da IA com a Siri serão, por exemplo, a configuração de mensagens de texto programadas, com todo o contexto do que o usuário está dizendo nas mensagens e quais aplicativos serão usados.

Na apresentação de hoje, a Apple também divulgou que a Siri terá a capacidade de realizar determinadas atividades dentro dos aplicativos, como realçar uma foto, ou tirar uma foto na hora para mandar para um amigo.

VisionOS

Sobre o visionOS 2, atualização do sistema operacional do Vision Pro, terão muitos recursos que os usuários vinham pedindo desde o lançamento.

Anuncio foi feito durante a conferência anual para desenvolvedores
Anuncio foi feito durante a conferência anual para desenvolvedores
Foto: Divulgação/Apple

A Apple atualizou seu aplicativo de Fotos para permitir que o usuário toque em um botão para criar fotos espaciais usando imagens antigas. O visionOS 2 também terá suporte para trens, além do já existente para aviões.

Agora, a atualização também traz novidades sobre o recurso de display virtual do Mac, equivalente a dois monitores 4K, na opção ultra, com a mesma curvatura que um monitor teria fisicamente.

Por fim, essa atualização também vem com uma parceria com a Canon, com uma nova lente espacial EOS para a criação de conteúdo no Vision Pro. 

AirPods

Nos AirPods, agora será possível rejeitar chamadas apenas balançando a cabeça. A Apple também anunciou um isolamento de voz para tornar as chamadas mais nítidas nos fones.

Segundo o anúncio, ele usa algoritmos de aprendizado de máquina para tornar os sons mais nítidos e com menos ruído de fundo. O Google tem algo semelhante chamado “Clear Calling” para seus dispositivos e fones de ouvido.

Apple Watch

Atividades ao vivo também chegam ao Smart Stack com watchOS 11
Atividades ao vivo também chegam ao Smart Stack com watchOS 11
Foto: divulgação

A Apple também anunciou uma nova série para seus relógios, com o WatchOS 11, que vem com um novo aplicativo de sinais vitais que irá destacar quando eles estiverem fora de sua faixa normal.

Se várias faixas estiverem fora do "normal", o usuário será notificado sobre o que pode estar afetando sua saúde. 

As atividades em tempo real também chegam com o com WatchOS 11, para que os donos possam ver atualizações de determinados aplicativos (como Uber) olhando para o relógio.

Math Notes e Smart Script

O Math Notes funciona no aplicativo Notas e na Calculadora. Ele pode criar um gráfico da equação e ajustá-lo em tempo real. 

Outra funcionalidade nova é o Smart Script, que torna a caligrafia mais suave, utilizando um "aprendizado de máquina no dispositivo" para melhorar a caligrafia, deixando-a mais fluída, reta e legível. Dessa forma, o usuário pode colar texto em uma nota manuscrita, e ele aparecerá na sua caligrafia.

Também há apoio para verificação ortográfica, quebra de texto e copiar e colar.

macOS Sequoia

A Apple anunciou uma nova versão do macOS, chamado macOS Sequoia.

Usuário poderá controlar iPhone na tela do Mac, como um espelho do celular
Usuário poderá controlar iPhone na tela do Mac, como um espelho do celular
Foto: Divulgação

A grande novidade é o iPhone Mirroring, ou seja, a possibilidade de espelhar o iPhone no Mac, que permitirá que o usuário veja o que está acontecendo no iPhone e ter total controle do celular pela tela do computador, como um espelho. Os donos poderão interagir com ele diretamente na tela do Mac, como faria se estivesse em mãos.

Passwords

Além de todas as possíveis mudanças de software, a Apple também criou um gerenciador de senhas próprio da marca, que será integrada aos diversos produtos da marca, como iPhone, iPad, Mac, visionOS e PCs com Windows.

Apesar de já ser possível salvar senhas pelo iCloud Keychain no iPhone, iPad ou Vision Pro, a nova ferramenta teria logins separados para organizar contas, redes Wi-Fi e chaves de acesso.

Safari

Um novo recurso de destaques foi anunciado para o Safari, que usará aprendizado de máquina para destacar informações relevantes enquanto o usuário navega pela página da web.

Genmoji

A Apple também revelou o lançamento do "Genmoji", uma nova ferramenta que instantaneamente gera reações similares a emojis. A ideia é criar um emoji quando não conseguir encontrar aquele que quer.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade